Publicidade

Cientistas encontram novas estruturas nas moléculas de DNA além da dupla hélice

Por| 23 de Abril de 2018 às 15h01

Link copiado!

Cientistas encontram novas estruturas nas moléculas de DNA além da dupla hélice
Cientistas encontram novas estruturas nas moléculas de DNA além da dupla hélice

Todos aprendemos na escola que o DNA tem estrutura de dupla hélice, certo? Segundo Daniel Christ, pesquisador do Instituto Garvan de Pesquisa Médica, na Austrália, isso não corresponde completamente com a realidade.

Em uma pesquisa recentemente publicada no periódico científico Nature Chemistry, nosso complexo código genético também é encontrado em uma outra organização estrutural, semelhante a um nó torcido. "Esta nova pesquisa nos lembra que estruturas de DNA totalmente diferentes existem – e poderiam ser importantes para nossas células", declarou Christ.

A nova estrutura encontrada pelo grupo de pesquisa foi batizada de motivo intercalado, ou i-motif. Ela já havia sido descoberta por cientistas na década de 1990, mas apenas agora ela pôde ser testemunhada in vitro. Segundo a equipe de Christ, essas estruturas ocorrem naturalmente dentro das nossas células, modificando muito do que nós entendemos sobre a organização do código genético.

O genomalista que conduziu a pesquisa, Marcel Dinger, explica mais sobre a estrutura descoberta: "O i-motif é um nó de quatro filamentos de DNA. Na estrutura do nó, as moléculas de Citosina se ligam, o que é muito diferente da dupla hélice, onde a citosina se liga à guanina".

Continua após a publicidade

E não para por aí: segundo os cientistas, essa é só uma das formações que não seguem a estrutura de dupla hélice. Há também A-DNA, Z-DNA, triplex DNA e DNA Cruciforme, todas ocorrendo de forma natural dentro das células animais.

O estudo revelou que os i-motif tendem a aparecer nas áreas do código genético conhecidas como promotoras, que são aquelas que determinam se os genes serão ativados ou não. Além disso, a estrutura também aparece nos telômeros, região do DNA que dita os marcadores genéticos de envelhecimento. "Parece provável que eles estejam lá para ajudar a ligar ou desligar genes, e para determinar se um gene é lido ativamente ou não", disse Mahdi Zeraati, um dos cientistas da equipe de estudos.

Fonte: Science Alert