Publicidade

Cientistas desenvolvem smart pijamas para monitorar distúrbios do sono

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/Universidade de Cambridge
Reprodução/Universidade de Cambridge

Cientistas da Universidade de Cambridge desenvolveram um smart pijama para detectar distúrbios do sono. A pesquisa detalhando a inovação foi publicada neste mês na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Para coletar dados por meio do tecido, a equipe desenvolveu sensores impressos na roupa, que podem monitorar a respiração ao detectar pequenos movimentos na pele.

Os sensores foram treinados por meio de um algoritmo de Inteligência Artificial e tem uma precisão de 98,6%. Eles são capazes de identificar seis estados de sono diferentes, ignorando movimentos regulares do sono, como se virar.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

De acordo com o estudo, mais de 60% dos adultos têm um sono de pouca qualidade, o que leva à perda de 44 a 54 dias úteis anuais.

Dentre os principais problemas durante o descanso, estão a respiração pela boca, apneia do sono e ronco, que podem levar a condições crônicas como doenças cardiovasculares, diabetes e até depressão.

Para conseguir desenvolver o dispositivo em forma de roupa, os pesquisadores se basearam em um trabalho anterior que haviam feito: o de uma gargantilha inteligente para pessoas com deficiências de fala.

Eles, então, redesenharam os sensores para captarem a respiração durante o sono e fizeram melhorias de design para aumentar a sensibilidade.

“A sensibilidade melhorada também significa que a vestimenta inteligente não precisa ser usada apertada em volta do pescoço, o que muitas pessoas achariam desconfortável. Enquanto os sensores estiverem em contato com a pele, eles fornecem leituras altamente precisas", afirmou em comunicado à imprensa o professor Luigi Occhipinti, líder da pesquisa.

A versão mais recente dos pijamas inteligentes transfere os dados como qualquer outro dispositivo smart, os enviando com segurança para um smartphone ou computador.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: VALE a pena comprar TV USADA?

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences  

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*