Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas descobrem organismo que se alimenta de vírus

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Janeiro de 2023 às 10h00

Link copiado!

iLexx/envato
iLexx/envato

Em novo estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, pesquisadores da University of Nebraska-Lincoln descobriram um organismo unicelular capaz de se alimentar de vírus. Trata-se de uma espécie de Halteria (seres microscópicos que habitam a água doce), que se alimentam de clorovírus, conhecidos por infectar algas verdes microscópicas.

Os pesquisadores queriam descobrir se algum micróbio comia vírus ativamente e se essa dieta poderia sustentar o crescimento fisiológico de indivíduos e o crescimento populacional de uma comunidade.

Para testar a hipótese, a equipe coletou amostras de água de um lago local, isolou diferentes micróbios e adicionou grandes quantidades de clorovírus. Nos dias seguintes, a equipe rastreou o tamanho da população dos vírus e dos outros micróbios.

Continua após a publicidade

Por meio dessa análise, o grupo percebeu que o micróbio em particular parecia se alimentar dos vírus: as populações de Halteria cresceram cerca de 15 vezes em dois dias, enquanto os níveis de clorovírus caíram 100 vezes. Em amostras de controle sem o vírus, Halteria não cresceu.

Em seguida, para ter certeza de que a espécie estava se alimentando dos vírus, a equipe marcou o DNA do clorovírus com corante fluorescente. Não demorou para que as células de Halteria começassem a brilhar.

Com essa descoberta em mãos, o próximo passo é continuar investigando o fenômeno e estudar seus efeitos nas cadeias alimentares.

Continua após a publicidade

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences via University of Nebraska-Lincoln