Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas criam marca-passo sem fio que se dissolve no corpo após o uso

Por| Editado por Luciana Zaramela | 28 de Junho de 2021 às 17h10

Link copiado!

Northwestern University/Nature Biotechnology
Northwestern University/Nature Biotechnology

Cientistas desenvolveram um novo tipo de marca-passo, dispositivo criado para regular os batimentos cardíacos, que não conta com fios e pode se dissolver no organismo quando não houver mais necessidade de ser usado. Enquanto algumas pessoas precisam usar o aparelho de forma permanente, outras precisam apenas durante um determinado período, como após uma cirurgia, por exemplo.

O primeiro marca-passo foi implantado em um paciente em 1958 e, desde então, milhões de pessoas já melhoraram a sua qualidade de vida graças ao dispositivo. Porém, depois de um certo tempo de uso, o aparelho pode trazer problemas, como o de infecção, ou ainda danos no tecido cardíaco depois de sua remoção. Para evitar essas complicações, os cientistas chegaram em uma versão completamente solúvel e biocompatível.

O novo marca-passo, de acordo com John A Rogers, da Universidade Northwestern, em Illinois, nos Estados Unidos, e também co-autor do estudo, é fino, flexível, pesa menos de meio grama, não tem fio e pode ser controlado de fora do corpo. É desenvolvido a partir de materiais como silício, magnésio, tungstênio e polímero PLGA, sendo todos eles compatíveis com o corpo humano e que sofrem reações químicas para que sejam dissolvidos e absorvidos.

Continua após a publicidade

O marca-passo tem um formato que praticamente imita uma raquete de tênis minúscula, sendo alimentado por uma tecnologia sem fio de radiofrequência enviada por um dispositivo externo. Dentro do marca-passo, a radiofrequência é convertida em corrente elétrica que faz a regulagem do coração. De acordo com Rogers, uma tecnologia parecida foi usada em carregadores wireless de celulares e de escovas de dente elétricas.

Testes

Para descobrir a eficácia do marca-passo, os cientistas fizeram testes em corações de animais, como ratos e coelhos, mas também em fatias de coração humano ou ainda em ratos e cães vivos. Nos testes com os cachorros, a equipe afirmou que o sistema gera energia necessária para o uso em humanos adultos. Nos ratos, o dispositivo funcionou por quatro dias, começando a se dissolver em duas semanas. Depois de sete semanas, já não era mais visível.

Continua após a publicidade

Segundo a equipe de pesquisadores, o marca-passo pode ser otimizado para ganhar uma maior espessura para durar por mais tempo e atender às mais diversas necessidades. Rogers diz que o aparelho ainda não está pronto para o uso definitivo, uma vez que ainda não foram realizados testes em pacientes humanos.

Fonte: The Guardian