Publicidade

Biomédicos criam espécie de marcapasso para tratar hipertensão

Por| 08 de Setembro de 2019 às 17h00

Link copiado!

Reprodução: Orchestra BioMed
Reprodução: Orchestra BioMed

Pessoas que sofrem com pressão alta podem contar com mais uma ajuda no futuro, segundo uma criação da empresa Orchestra BioMed, da Pensilvânia. Os biomédicos da companhia criaram um dispositivo implantável gerador de pulso, que funciona como um marcapasso, capaz de oferecer uma terapia cardíaca de neuromodulação para o tratamento da hipertensão, chamado Backbeat.

A condição clínica costuma ser tratada com medicação, mas a novidade permite que implantes cardíacos façam o mesmo trabalho, mas de uma nova maneira, fazendo apenas a modulação de sinais eletrônicos associados ao controle da pressão arterial.

Em experimento na Europa, o BackBeat conseguiu reduzir a pressão arterial sistólica, o maior valor verificado na medição [o 120 de 120/80 mmHg (ou 12/18), por exemplo], em cerca de 23 mmHg após acompanhamento de dois anos.

Continua após a publicidade

Com o sucesso dos testes, os profissionais que desenvolveram o dispositivo acreditam que, futuramente, a medida vai ser crucial para o tratamento de mais de um terço de pacientes que já usam marcapasso e que correm risco por hipertensão, ou pacientes que possuem um nível grave da condição. Em breve, novos estudos devem ser divulgados pela BioMed.

Fonte: MedGaget