Cientistas aliviam a dor de ratos com som

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Julho de 2022 às 08h30

PetlinDmitry/Envato

O som pode reduzir a dor em ratos, conforme descobriram autores de um estudo publicado na revista Science. Para isso, camundongos com patas inflamadas foram expostos a três tipos de som: agradável, desagradável e neutro (white noise, ruído branco na tradução livre). O curioso é que o s três tipos de som tiveram potencial para reduzir a sensibilidade à dor nesses animais.

Desde 1960, estudos mostram que diferentes tipos de sons podem ajudar a aliviar dores agudas. No entanto, o modo como o cérebro consegue reduzir a dor ainda não está claro para a ciência. "Precisamos de métodos mais eficazes de tratamento da dor aguda e crônica, e isso começa com uma melhor compreensão dos processos neurais básicos que regulam a dor", afirmam os pesquisadores, que fazem parte do National Institutes of Health (NIH).

Para explorar os circuitos cerebrais que tenham alguma relação com a dor, os pesquisadores usaram vírus não infecciosos acoplados a proteínas fluorescentes, podendo assim rastrear conexões entre as regiões do cérebro.

Através desse método, os cientistas identificaram uma rota do córtex auditivo — que recebe e processa informações sobre o som — para o tálamo (responsável pela transmissão de sinais sensoriais, incluindo dor). Nos camundongos, o ruído branco reduziu a atividade dos neurônios na extremidade receptora da via no tálamo.

No entanto, os pesquisadores ainda não compreenderam se outros aspectos do som, como sua harmonia, são importantes para o alívio da dor humana. “Não sabemos se a música significa alguma coisa para os roedores, mas tem muitos significados diferentes para os humanos. Existem muitos componentes emocionais”, dissertam os autores. Os resultados do estudo, que segue em andamento, podem ajudar a desenvolver alternativas para o tratamento da dor.

Fonte: Science via NIH