Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientista chinês que editou bebês humanos geneticamente é solto da prisão

Por| Editado por Luciana Zaramela | 05 de Abril de 2022 às 19h10

Link copiado!

LightFieldStudios/Envato Elements
LightFieldStudios/Envato Elements

Você se lembra do anúncio que chocou a comunidade científica — e, provavelmente, o mundo — em novembro de 2018? Na época, o cientista chinês He Jiankui anunciou ter criado os primeiros bebês humanos editados geneticamente em laboratório. Para ser mais específico, foram duas irmãs gêmeas, a Lula e a Nana. Em seguida, um terceiro bebê teria nascido a partir de seu laboratório. Em consequência dos testes, o pesquisador foi preso, mas, hoje, Jiankui está em liberdade.

Após uma série de questionamentos internacionais sobre a segurança e a ética do experimento — já é impossível prever como as crianças editadas geneticamente irão crescer ou se terão doenças genéticas mortais —, o governo chinês declarou prisão domiciliar para o cientista e, mais tarde, ele foi detido.

Continua após a publicidade

No entanto, o pesquisador já está livre, segundo apuração do site MIT Technology Review. Inclusive, Jiankui teria atendido à ligação de um jornalista do veículo e afirmou que "não era conveniente falar agora".

Lembre a história do cientista chinês

Na época das denúncias, o cientista He Jiankui contou que usou o sistema CRISPR para editar geneticamente embriões que, posteriormente, foram usados na fertilização in vitro (em laboratório) e implantados no útero de uma mulher. Até hoje, nenhum relato dos casos foi publicado em uma revista científica.

Apesar disso, o inventor justifica os experimentos a partir da ideia de criar pessoas resistentes à infecção pelo HIV. No entanto, a comunidade internacional nunca julgou seguro os testes do tipo, já que qualquer erro poderia condenar vidas humanas ao sofrimento.

Continua após a publicidade

Com a liberdade recém-conquistada, não está claro quais são os novos planos do cientista chinês e nem se ele deixará de lado experimentos que envolvam a edição genética de humanos. Em 2018, Jiankui comentou sobre “conversas preliminares” para iniciar uma clínica de design para bebês na China ou na Suíça. Agora, é necessário acompanhar os seus próximos passos e ver como as autoridades limitarão (ou não) o seu escopo de pesquisa.

Fonte: MIT Technology Review