Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cidade do RJ pode suspender vacinação da COVID por falta de doses, diz prefeito

Por| 15 de Fevereiro de 2021 às 18h00

Link copiado!

 CDC / Unsplash
CDC / Unsplash

A vacinação contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) pode ser paralisada na cidade do Rio de Janeiro na próxima quarta-feira (17) por falta de doses do imunizante. O anúncio sobre a falta de doses da vacina contra a COVID-19 foi feito pelo próprio prefeito do Rio, Eduardo Paes, através de suas redes sociais.

“Recebi a notícia de que não chegaram novas doses. Teremos que interromper amanhã a nossa campanha. Hoje vacinamos pessoas de 84 anos e amanhã de 83. Estamos prontos e já vacinamos 244.852. Só precisamos que a vacina chegue. Nova leva deve chegar do Butantan na próxima semana”, afirmou o prefeito do Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

"Havia a expectativa de chegada de mais doses, isso não aconteceu, quando o secretário de Saúde informou isso pela manhã, eu já fiz a comunicação de que teríamos que suspender na quarta-feira. E há uma expectativa de entrega de doses por parte do Butantan na semana que vem. Assim que as doses chegarem a gente retoma. A gente quer acelerar isso", declarou o prefeito.

Volta da vacinação e segunda dose

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, o calendário de imunização contra a COVID-19 deve retornar na próxima segunda (22), quando a prefeitura espera receber novas doses do imunizante através do Ministério da Saúde. “Infelizmente, a gente vai ter que interromper o calendário, voltar para o calendário original, porque a gente antecipou uma semana o calendário no Rio", comentou Soranz.

Continua após a publicidade

“Quem tem 82 anos tem que procurar os postos na semana que vem, voltando ao calendário original”, afirmou o secretário. Isso porque, anteriormente, o planejamento de imunização foi adiantado. Independente desse adiamento temporário, a expectativa da prefeitura é que seja possível vacinar todos os idosos com mais de 60 anos até o fim de março.

Vale destacar que a segunda dose está garantida, segundo o secretário, para os profissionais de saúde e idosos. “A segunda dose está reservada, a gente já começa na segunda-feira a aplicar a segunda dose em alguns institutos de longa permanência de idosos. Profissionais de saúde que tomaram a primeira dose no dia 20 de janeiro, também terão a aplicação desta dose amanhã, 16 de fevereiro. Vamos aproveitar o feriado de carnaval para poder aplicar a dose”, informou.

Além da cidade do Rio de Janeiro, em Ananindeua, no estado de Belém, a vacinação contra a COVID-19 também foi interrompida por falta de doses do imunizante no último domingo (14).

Fonte: G1