Cidade de SP vai liberar vacina bivalente para maiores de 18 anos no sábado (6)
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |

No sábado (6), a cidade de São Paulo começará a aplicar a vacina bivalente contra a covid-19 em todas as pessoas com mais de 18 anos, independente de comorbidades pré-existentes. O imunizante é a versão atualizada do composto da Pfizer, desenvolvido para proteger contra a cepa original do coronavírus e as cepas que descendem da variante Ômicron.
- Variante Arcturus da covid-19 chega ao Brasil
- OMS confirma Arcturus como variante de interesse da covid-19
No cenário brasileiro, São Paulo era uma das poucas capitais que ainda escalonava a distribuição de doses bivalentes do reforço contra a covid-19. Segundo a prefeitura, a ampliação ocorre após o recebimento de um novo lote com mais de 1 milhão de doses da fórmula que protege contra a Ômicron.
Até então, apenas pessoas com mais de 40 anos e outros grupos específicos, como adolescentes imunossuprimidos, podiam receber a vacina bivalente na cidade de São Paulo.
Quais os critérios para tomar o reforço da vacina bivalente?
Para receber o reforço bivalente contra a covid-19, é preciso seguir alguns critérios, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS):
- Ter completado o esquema primário (duas doses) com qualquer outra vacina da covid-19 e/ou já ter tomado alguma dose de reforço;
- O intervalo entre a última dose e o reforço bivalente deve ser de pelo menos quatro meses;
- Documento com foto, como RG ou CNH, e o cartão de vacinação são obrigatórios.
Cenário de São Paulo contra a covid-19
Vale lembrar que, nesta semana, a capital confirmou o primeiro caso oficial de cepa Arcturus, conhecida oficialmente como XBB.1.16, no Brasil. Esta é considerada uma Variante de Interesse (VOI) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem alta capacidade de transmissibilidade. Até o momento, não foi associada com casos mais graves da covid-19.
Apesar do primeiro caso da Arcturus ter sido divulgado há poucos dias, o paciente infectado pela nova cepa deu entrada no hospital há quase um mês, indicando que a variante descendente da Ômicron já pode ter ampla circulação na cidade de São Paulo.
Fonte: Prefeitura de SP