Chocolate pode ser benéfico para a saúde cardiovascular, cientistas sugerem
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Comer chocolate pode ser benéfico para a saúde cardiovascular. Pelo menos, é isso o que afirmam os cientistas por trás artigos publicados nas revistas científicas JAMA Network Open e The American Journal of Clinical Nutrition. A lógica é que o benefício está ligeiramente relacionado à quantidade de cacau.
- Salmonela: Anvisa aumenta lista de chocolates Kinder proibidos no Brasil; veja
- Eis o que acontece com o cérebro quando se come chocolate amargo
Os especialistas afirmam que, entre as 380 substâncias químicas diferentes presentes no cacau, existem flavanóis, uma subclasse dos flavonoides, conhecidos por seus potenciais benefícios à saúde. No entanto, ainda não está claro quantos flavanóis e outros fitonutrientes são necessários para fazer ter um efeito positivo.
No primeiro estudo, os cientistas examinaram como determinados alimentos e nutrientes estão associados a problemas de saúde do coração. Eles descobriram que comer chocolate está associado a um risco menor de doenças cardiovasculares, levando em consideração que uma ingestão média diária de apenas 10 gramas de chocolate pode reduzir 6% o risco de doença cardiovascular.
Já o outro estudo contou com mais de 21 mil idosos. A metade dos participantes recebeu um suplemento de extrato de cacau contendo 500 miligramas de flavanóis, e a outra metade recebeu um placebo. Depois de acompanhar os participantes durante 3,6 anos, os pesquisadores descobriram que o grupo do suplemento de cacau teve uma redução de 27% nas mortes cardiovasculares.
Embora os especialistas apontem sinais promissores presentes no chocolate para proteção do coração, reconhecem a necessidade de futuros estudos para confirmar os resultados antes que o cacau seja recomendado à população.
No entanto, mesmo considerando esse cenário, é preciso entender que o estudo foi feito com cápsulas concentradas de extrato de cacau, e não exatamente chocolate. Para obter a mesma quantidade de flavanóis, uma pessoa teria que comer cerca de 4.000 calorias de chocolate ao leite ou 600 calorias de chocolate amargo por dia.
Fonte: JAMA Network Open, The American Journal of Clinical Nutrition, Statista, via The New York Times