Publicidade

Chineses criam babá robô para cuidar de bebês em útero artificial

Por| Editado por Luciana Zaramela | 02 de Fevereiro de 2022 às 09h40

Link copiado!

vladimirzotov/envato
vladimirzotov/envato

Cientistas da Instituto de Engenharia e Tecnologia Biomédica de Suzhou (China) criaram uma espécie de babá robô para cuidar de bebês em útero artificial. No estudo, publicado na revista científica Journal of Biomedical Engineering, a equipe conta que fetos de camundongos já estão sob os cuidados dessa babá, para fins de testes.

O robô atua observando, documentando e ajustando o dióxido de carbono, nutrição e outros insumos ambientais para o desenvolvimento do feto. Segundo o projeto, o sistema permite que o feto cresça com mais segurança e eficiência do que no ambiente natural do útero de uma mulher.

"O dispositivo não apenas ajudará a entender melhor a origem da vida e o desenvolvimento embrionário dos humanos, mas também fornecerá uma base teórica para resolver defeitos congênitos e outros grandes problemas de saúde reprodutiva”, afirmam os pesquisadores, em entrevista ao South China Morning Post.

Continua após a publicidade

“O sistema de monitoramento online de cultura de embriões in vitro pode rastrear e registrar as características do processo de desenvolvimento sem afetar o embrião, e fornecer uma base para a avaliação de seu crescimento", completa a equipe.

O dispositivo envolve um complexo sistema de recipientes de fluidos, onde o embrião se desenvolve, auxiliado por uma série de controladores de fluidos e suplementado por oxigênio. Há, ainda, um dispositivo óptico capaz de ampliar os embriões e monitorá-los com detalhes, o que fornece informações importantes sobre o crescimento do feto para a babá de inteligência artificial.

Embora os pesquisadores chineses tenham provado que a tecnologia pode ser usada com segurança, ainda há uma jornada pela frente. Mais estudos são necessários, e a equipe se depara com uma intensa burocracia em seu caminho.

Continua após a publicidade

Fonte: Journal of Biomedical Engineering via South China Morning Post