China pede que investigação sobre origem do coronavírus aborde outros países

China pede que investigação sobre origem do coronavírus aborde outros países

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 13 de Agosto de 2021 às 14h06
Josue Ladoo Pelegrin/Unsplash

A China tem protagonizado investigações a respeito da origem do coronavírus. No entanto, nesta sexta (13), o país pediu que também fossem feitas investigações em outros países para entender a origem do vírus. Em suas palavras, a teoria de que o vírus vazou de um laboratório de Wuhan é "extremamente improvável".

"Nenhum país tem o direito de colocar os seus interesses políticos à frente da ciência", disse o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Ma Zhaxou, durante uma coletiva, referindo-se ao pedido dos Estados Unidos para que o Instituto de Virologia de Wuhan fosse investigado.

(Imagem: kjpargeter/Freepik)

Mesmo afirmando que a teoria do coronavírus como fruto de um acidente de laboratório seja pouco provável, a Organização Mundial da Saúde (OMS) voltou os olhares à possibilidade. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, também pediu que a China seja transparente e aberta e forneça dados brutos sobre os primeiros dias da pandemia. Mas frente a isso, Pequim negou que tenha retido informações.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A imprensa chinesa chegou a apontar outros países como possíveis origens da COVID-19, como Espanha, Itália, França ou Estados Unidos.  "Se não quisermos abandonar essa teoria do laboratório, devemos também investigar outros centros, como [o laboratório do Exército norte-americano] Fort Detrick, mas acreditamos que o relatório da OMS, que considera uma fuga altamente improvável, deve ser respeitado", disse Ma.

Fonte: Agência Brasil

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.