Publicidade

China bate recorde de novas infecções da covid-19 desde o começo da pandemia

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Novembro de 2022 às 12h25

Link copiado!

twenty20photos/envato
twenty20photos/envato

Nesta quinta-feira (24), a China confirmou o maior número de novos casos da covid-19, registrados em 24 horas, desde o início da pandemia. No total, foram 31.444 novas infecções do coronavírus SARS-CoV-2. Para conter o atual surto provocado pelas sublinhagens da variante Ômicron, o país adota testagem em massa e lockdown localizado.

Apesar dos 34 mil casos diários da covid-19 serem um recorde para a China, é um número relativamente baixo para a maioria dos países — isso quando observamos os momentos mais agudos da pandemia. Por exemplo, em fevereiro deste ano, o Brasil chegou a registrar 298 mil novos casos da doença em 24 horas.

A questão é que a China tem se dedicado a uma política de tolerância zero á covid-19, onde aos primeiros sinais de avanço da infecção medidas enérgicas são adotadas, como é possível observar agora. Em paralelo, a maioria dos países não tem um comportamento similar, mesmo com as ondas da sublinhagem BQ.1 que se espalham, agora, pela Europa e pela América do Norte.

Continua após a publicidade

Recorde de casos da covid-19 na China

Hoje, os surtos da covid-19 afetam diferentes pontos da China, de forma simultânea. É possível observar altas de casos na cidade de Guangzhou, no sul do país, e em Chongqing, no sudoeste. Além disso, centenas de novas infecções foram relatadas nas cidades Chengdu, Jinan, Lanzhou e Xian. A capital Pequim também sofre com a nova onda.

Buscando quebrar a cadeia de transmissões da doença, a proposta mais recente da China é manter a estratégia de testagens em massa, mas com bloqueios, agora, localizados. Nesse sentido, o lockdown afeta partes específicas da cidade, como bairros em que casos da covid-19 estão em alta.

Continua após a publicidade

Segundo a agência de notícias Reuters, alguns moradores de Pequim relatam ter recebido avisos inesperados sobre bloqueios de três dias em seus conjuntos habitacionais. Neste caso, não tiveram tempo de se prepararem para o período de restrições.

Fonte: Reuters