Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cavaleiro da Lua: entenda o transtorno dissociativo de identidade de Steven

Por| Editado por Luciana Zaramela | 09 de Maio de 2022 às 12h13

Link copiado!

Divulgação/Marvel Studios
Divulgação/Marvel Studios

Cavaleiro da Lua é uma das séries mais recentes da Marvel, disponível na plataforma Disney+. O protagonista, Steven Grant (Oscar Isaac), "compartilha o corpo" com o mercenário Marc Spector, o que sugere um Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI). Mas o que isso significa, exatamente?

Também chamado de Transtorno de Personalidade Múltipla, caracteriza-se por uma fuga involuntária da realidade e por uma desconexão entre pensamentos, identidade, consciência e memória. Segundo o National Aliance on Mental Illness, os sintomas geralmente se desenvolvem como resposta a um evento traumático, e incluem:

  • Perda significativa de memória relacionada a eventos específicos
  • Experiências extracorpóreas (como se estivesse assistindo suas ações de fora, como em um filme)
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Pensamentos suicidas
  • Desapego emocional
Continua após a publicidade

No caso de transtorno dissociativo de identidade e amnésia dissociativa, os pacientes podem apresentar convulsões, paralisia ou perda sensorial. O contexto cultural também pode influenciar as características dessas identidades fragmentadas. Assim, estas podem assumir a forma de espíritos ou demônios, por exemplo.

Os distúrbios dissociativos são gerenciados por meio de psicoterapias, como a terapia cognitivo-comportamental, por exemplo. Medicamentos como antidepressivos podem tratar sintomas de condições relacionadas.

Transtorno Dissociativo de Identidade em Cavaleiro da Lua

Continua após a publicidade

Como o TDI tem uma presença importante na história do Cavaleiro da Lua, a Marvel tomou cuidado na hora de retratar essa condição, chegando a contratar um psiquiatra (Dr. Paul Puri) para trabalhar com atores e diretores.

Em entrevista ao veículo norte-americano IGN, o professor de psicologia Brandon Youngblood explica que o TDI pode ser reconhecido através de alternância entre duas ou mais identidades, amnésia recorrente entre essas alternações, estresse clínico e problemas com trabalho e relacionamentos.

Todos esses elementos são representados de alguma forma na série, como é possível notar na transição de Steven para Marc, o que nos primeiros episódios deixa Steven confuso sobre onde ele está e como chegou em determinado local, gerando ataques de pânico.

Especialistas afirmam que o que é retratado no programa é possível, mas não representa todos os casos. "A divisão entre as identidades é realmente muito bem feita, mas não destaca adequadamente a amnésia", pondera Youngblood.

No geral, muitos aspectos do transtorno que estão presentes na série Cavaleiro da Lua são descritos pelos psicólogos como razoavelmente precisos. "O Transtorno Dissociativo de Identidade geralmente é uma espécie de superpoder para proteger as pessoas de um colapso mental completo. Ele surge para absorver a dor e o trauma", finaliza o psicólogo.

Continua após a publicidade

Fonte: NME, IGNNational Aliance on Mental Illness