Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Casos de câncer devem aumentar no Brasil em 2023, alerta INCA

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Novembro de 2022 às 13h30

Link copiado!

claudioventrella/Envato
claudioventrella/Envato

Nesta quarta (23), o Instituto Nacional de Câncer (INCA) fez um alerta para o aumento de casos da doença no Brasil. A estimativa é que o país tenha 704 mil casos novos entre 2023 e 2025, o que representa um aumento de 12,6% em relação ao período anterior (625 mil novos casos).

A estimativa tem a ver com o envelhecimento da população e fatores de risco específicos, como tumores associados a estilo de vida. É a primeira vez que o documento traz dados sobre os cânceres de pâncreas e de fígado, que estão entre os dez tipos mais comuns em varias regiões do Brasil. A lista de tumores malignos mais incidentes no país é a seguinte:

  • Pele não melanoma (31,3% do total de casos)
  • Mama feminina (10,5%)
  • Próstata (10,2%)
  • Cólon e reto (6,5%)
  • Pulmão (4,6%)
  • Estômago (3,1%)
Continua após a publicidade

No público masculino, o câncer de próstata é predominante em todas as regiões, com direito a 72 mil casos novos estimados a cada ano, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Em seguida, está o câncer de cólon e reto, traqueia, brônquio e pulmão, estômago e glândula tireóide.

Enquanto isso, no público feminino o câncer de mama é o mais incidente (depois do de pele não melanoma), com 74 mil casos novos previstos por ano até 2025. Em seguida, estão câncer de cólon e reto, traqueia, brônquios e pulmão, estômago e colo do útero.

A pesquisa também aponta diferenças em relação às regiões do Brasil: no Norte e Nordeste, tumores associados a infecções são mais comuns, enquanto no Sul e Sudeste há maior incidência de tumores ligados a estilo de vida. O câncer do colo do útero é o quinto mais comum entre as mulheres na região Sudeste, mas ocupa a segunda posições nas regiões Norte e Nordeste.

Continua após a publicidade

Fonte: O Globo