SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Caso especialmente raro de "língua peluda" é identificado na Índia

Por| Editado por Luciana Zaramela | 10 de Março de 2022 às 20h30

Link copiado!

Burge et al., 2021/Canadian Medical Association Journal
Burge et al., 2021/Canadian Medical Association Journal

Na Índia, um homem de 50 anos foi diagnosticado com um quadro de "língua peluda", condição que é oficialmente conhecida como língua negra pilosa (BHT, na sigla em inglês). Após identificar que algo estranho acontecia em sua boca, o paciente procurou ajuda médica, no estado de Kerala. Atualmente, está bem e sua língua já voltou ao normal.

Publicado na revista científica The Journal of the American Medical Association, o relato de caso do paciente indiano com a "língua peluda" foi descrito por médicos e cientistas do Medical Trust Hospital e da Amanza Skin Clinic, ambos na Índia.

A seguir, confira como estava a língua do paciente quando ele buscou ajuda médica:

Continua após a publicidade

Vale explicar que o quadro não é marcado pelo nascimento real de pelos na língua. O que acontece é o acúmulo de sedimentos de bactérias e outros agentes infecciosos — que criam este aspecto texturizado na região.

Caso da "língua peluda"

Continua após a publicidade

Segundo os autores do relato, o caso do paciente era especialmente raro. A equipe descreveu a língua, no artigo, com "um revestimento preto espesso" que era "amarelado" no centro e na parte de trás. Os médicos também relatam que ela apresentava "fibras finas, alongadas e pretas que davam a aparência de uma superfície peluda".

O que aconteceu com o paciente?

Se as imagens do caso podem chocar, é importante destacar que a pessoa não acorda de um dia para o outro com a "língua peluda". Na verdade, a formação dos filamentos que mais se parecem com pelos ocorre com o tempo e é gradual.

Três meses antes de buscar ajuda médica, o homem sofreu um derrame (acidente vascular cerebral) e o incidente provocou perda de força nos membros do lado esquerdo do corpo. Por causa do AVC, o paciente se alimentava com uma dieta baseada em alimentos pastosos ou líquidos. Os responsáveis pelo estudo sugerem que a alimentação associada com a falta de higiene da boca foi responsável pelo quadro.

Continua após a publicidade

"O paciente e os cuidadores foram orientados sobre as medidas de limpeza adequadas e a descoloração [da língua] foi resolvida após 20 dias", detalham os médicos. Atualmente, o paciente não tem nenhuma sequela do incidente.

Condição traz riscos para a saúde?

Língua pilosa

Continua após a publicidade

"A 'língua peluda' é uma condição oral temporária e inofensiva que dá à língua uma aparência escura e peluda", afirma a Mayo Clinic. Em alguns casos, os filamentos podem estar nas cores: marrom, verde, amarela ou branca.

Além disso, a condição não costuma causar problemas à saúde e geralmente é indolor. Por outro lado, o paciente pode sentir um sabor alterado dos alimentos ou ainda um gosto metálico constante na boca. É comum que a pessoa apresente mau hálito (halitose).

"A aparência distinta geralmente resulta de um acúmulo de células mortas da pele nas pequenas projeções (papilas) na superfície da língua, que contêm as papilas gustativas. Essas papilas, que são mais longas que o normal, podem facilmente prender e ser manchadas por bactérias, leveduras, tabaco, alimentos ou outras substâncias", detalha a Mayo Clinic. Em resumo, é como se o paciente carregasse várias substâncias e resíduos na língua.

De forma geral, o aparecimento da condição pode ser explicado por um efeito colateral raro de antibióticos, má higiene bucal, boca seca, tabagismo ou uma dieta de alimentos pastosos.

Continua após a publicidade

Fonte: JAMA, Canadian Medical Association Journal, World Journal of Gastroenterology e Mayo Clinic