Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Casco de jabuti impresso em 3D leva brasileiros para o livro dos recordes

Por| Editado por Luciana Zaramela | 27 de Setembro de 2021 às 13h20

Link copiado!

Divulgação/Animal Avengers 3D
Divulgação/Animal Avengers 3D

A impressão 3D está indo longe demais, e isso é uma ótima notícia. Em 2015, uma equipe brasileira de especialistas voluntários conseguiu recriar o casco de um jabuti vítima de incêndio por meio dessa técnica. E veja só: o grupo foi recompensado por esse feito histórico, e passou a ingressar a edição de 2022 do Guinness World Records, livro dos recordes mundiais, uma vez que foi a primeira prótese de casco de jabuti feita em impressora 3D no mundo. 

O animal, que ganhou o nome de Fred (mas que depois descobriram ser uma fêmea), perdeu 85% do casco num incêndio em uma área de Cerrado, região de Brasília. Vale lembrar que sem o casco, o jabuti não consegue ficar muito tempo no sol e fica exposto a ataques de outros animais e a espinhos encontrados nas matas.

Para construir a prótese, o grupo, que atende por Animal Avengers, começou recebendo diversas fotografias para fazer uma volumetria. Eles usaram, ainda, um jabuti saudável como parâmetro. O grupo conta que as peças maiores levaram 50 horas para serem impressas cada uma, e as menores um pouco menos, entre 28 e 35 horas. As impressões foram feitas pelos cirurgiões dentistas Paulo Miamoto e Paulo Esteves, e a equipe de cirurgia foi coordenada pelo veterinário Roberto Fecchio. Em 2016, um engenheiro fez uma pintura realista no casco para completar o projeto:

Continua após a publicidade

O projeto inteiro (desde a fase da digitalização até a cirurgia) foi executado em um mês. Fred vive agora em uma chácara configurada para receber animais silvestres, em Brasília.

Fonte: G1