Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cannabis pode prejudicar o pulmão mais do que o tabaco, sugere estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 16 de Novembro de 2022 às 12h38

Link copiado!

Sonyachny/Envato
Sonyachny/Envato

Segundo um estudo publicado na revista científica Radiology na última terça-feira (15), a cannabis tem potencial para prejudicar mais o pulmão do que o próprio tabaco. Os cientistas encontraram taxas mais altas de inflamação das vias aéreas e enfisema (uma doença pulmonar crônica) entre os adeptos da planta, em comparação com outros fumantes.

Para chegar a essa afirmação, os pesquisadores analisaram radiografias de tórax de 56 fumantes de cannabis, 57 não fumantes e 33 pessoas fumantes apenas de tabaco. A equipe sugere que o consumo da erva está aumentando e há uma percepção pública de que a substância é mais segura do que os cigarros, e o estudo chega justamente para levantar preocupações de que isso pode não ser verdade.

As taxas mais altas de inflamação e doença entre os fumantes de maconha em relação ao tabaco podem estar relacionadas às diferenças de como se fuma: “A cannabis é fumada sem filtro, ao contrário do tabaco, que geralmente é filtrado. Quando se fuma a cannabis não filtrada, mais partículas atingem as vias respiratórias", afirmam os autores.

Continua após a publicidade

Os especialistas também demonstram a preocupação pelo fato de que as pessoas costumam dar grandes baforadas e reter a fumaça em seus pulmões por mais tempo para a maconha, o que pode levar a danos maiores. Apesar dessas possíveis explicações, os autores do estudo também reiteram que alguns dos fumantes de cannabis também consomem tabaco.

Levando em consideração que a substância é proibida na maioria dos países, ainda existe pouca pesquisa sobre os efeitos da cannabis na saúde em geral, já que estudá-la é um verdadeiro desafio.

Fonte: Radiology via Science Alert