Publicidade

Cães e gatos serão testados para COVID-19 na Coreia do Sul

Por  | 

Compartilhe:
 Krista Mangulsone / Unsplash
Krista Mangulsone / Unsplash

Na pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), pesquisadores não descobriram nenhuma evidência de que animais domésticos possam transmitir o vírus para humanos. Por outro lado, sabe-se que os animais podem ser contaminados pelos seus tutores. Por isso, cães e gatos que moram na capital da Coreia do Sul serão testados para a COVID-19 se apresentarem sintomas suspeitos, informou o governo de Seul nesta semana.

A nova medida do governo sul-coreano acompanha a descoberta do primeiro animal contaminado pelo coronavírus no país, especificamente um gato. Após a identificação, o animal teve que ficar na casa de seu tutor, em quarentena, para evitar eventuais contaminações. Essa é a mesma recomendação para outros animais domésticos que apresentarem um teste positivo para a COVID-19.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Quarentena de animais contaminados

A orientação das autoridades locais é que animais que apresentem sintomas da infecção — como febre ou dificuldades respiratórias —, após serem expostos a humanos já contaminados, devem ser testados. Caso os donos do animal sejam hospitalizados em decorrência da COVID-19 ou estiverem com a saúde comprometida, a quarentena do pet poderá ser feita em locais administrados pela cidade.

No entanto, não é necessário que o animal de estimação seja enviado para uma instalação de isolamento, caso os donos tenham saúde e condições de tratá-los. Isso porque não foram encontradas evidências de que a COVID-19 seja transmitida entre humanos e animais de estimação, informou a autoridade local de saúde, Park Yoo-mi, durante coletiva de imprensa virtual.

Animais e a COVID-19

De acordo com especialistas, é altamente improvável que um cachorro ou um gato consiga transmitir o coronavírus para outras pessoas. Por outro lado, alguns relatos apontam que os gatos, por exemplo, podem ser capazes de transmitir o agente infeccioso da COVID-19 para outros felinos. Além disso, tigres e leões já foram contaminados até o momento.

No mundo, outros animais também foram identificados com a COVID-19, além dos caninos e felinos, mas costumam ser casos isolados e raros. No mês passado, por exemplo, dois gorilas de um zoológico da Califórnia, nos Estados Unidos, contraíram o coronavírus de um tratador humano, sendo este o primeiro caso conhecido da infecção em símios.

Fonte: BBC