Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Brasil confirma 5 casos da variante Ômicron; outros 8 estão sob investigação

Por| Editado por Luciana Zaramela | 03 de Dezembro de 2021 às 09h43

Link copiado!

kjpargeter/Freepik
kjpargeter/Freepik

Brasil registra cinco casos da variante Ômicron (B.1.1.529) do coronavírus SARS-CoV-2, sendo três no estado de São Paulo e dois no Distrito Federal. Além disso, o Ministério da Saúde investiga outros oito casos suspeitos da nova cepa da covid-19.

Conforme informou a Saúde sobre o perfil dos infectados pela Ômicron no Brasil, são quatro homens e uma mulher. Todos foram vacinados contra a covid-19 e a maioria está com a doença na forma assintomática, sendo que apenas um apresenta sintomas leves. No momento, estão em isolamento.

Continua após a publicidade

De acordo com a pasta, há ainda oito casos da variante Ômicron em investigação no país. Estes possíveis pacientes são do Distrito Federal (seis casos suspeitos), de Minas Gerais (um caso) e do Rio de Janeiro (um caso).

Brasil contra a Ômicron

“Hoje, temos uma situação sanitária bem mais equilibrada, mas lidamos com a imprevisibilidade biológica desse vírus, que sofre mutações. A vigilância em saúde está atenta e atuante para que essas variantes sejam identificadas e para que se avalie o potencial dessa variante [em] complicar o cenário pandêmico”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sobre a situação do Brasil contra a Ômicron.

Vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a nova cepa do coronavírus como uma VOC (Variante de Preocupação, na sigla em inglês), já que a Ômicron "apresenta um grande número de mutações, algumas das quais preocupantes". Segundo médicos sul-africanos, a infecção é responsável por sintomas leves, pelo menos em pacientes mais jovens.

Continua após a publicidade

Fonte: Agência Brasil