Publicidade

Brasil confirma 1º caso de varíola dos macacos em cachorro; tutor está infectado

Por| Editado por Luciana Zaramela | 24 de Agosto de 2022 às 09h45

Link copiado!

Ben Michel/Unsplash
Ben Michel/Unsplash

No Brasil, autoridades de saúde confirmaram o primeiro caso da varíola dos macacos (monkeypox) em um animal doméstico. Anunciado na noite de terça-feira (23), o caso é de um cachorro de 5 meses que foi identificado com a doença na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o primeiro cachorro contaminado pela varíola dos macacos vivia na mesma casa que seu tutor, que já havia sido infectado pela doença e apresentava sintomas.

Continua após a publicidade

Muito provavelmente, este é um caso de transmissão de humano para animal do vírus monkeypox, o que ainda deve ser confirmado por exames. Outros casos do tipo já foram documentados no mundo, como na França.

Como foi descoberta a infecção pelo vírus monkeypox?

Conforme as autoridades de saúde informaram, o cachorro começou a apresentar sintomas da varíola dos macacos no dia 13 de agosto. Neste momento, o animal apresentava prurido (coceira em diferentes partes da pele) e alguns tipos de lesões características da doença no dorso e no pescoço.

"O veterinário que atendeu o animal usou Equipamento de Proteção Individual (EPI) para exame e coleta das amostras após contato da Vigilância Epidemiológica sobre a suspeita", explica a SES-MG, em comunicado.

Continua após a publicidade

Agora, o caso da infecção do tutor é anterior ao diagnóstico do cão. O paciente apresentou os primeiros sintomas no dia 3 de agosto e buscou por atendimento médico cinco dias depois. Os testes deram positivo para a varíola dos macacos.

Estado de saúde do animal é estável

"Paciente e cão estão isolados em domicilio e passam bem, conforme informação da Regional de Saúde. O único contato humano domiciliar do paciente continua assintomático e segue em monitoramento", informa a SES-MG.

Casos da varíola dos macacos em cachorros

Continua após a publicidade

Até o momento, o caso de Juiz de Fora é o primeiro da varíola dos macacos em animais no país. No entanto, um estudo francês já detalhou o caso de transmissão de um homem infectado que transmitiu o vírus para o seu cachorro. Ambos dormiam juntos, segundo relato.

Além deste caso, o Ministério da Saúde contabiliza 3,7 mil casos oficialmente confirmados para a varíola dos macacos, incluindo uma morte em decorrência da infecção. Na terça, também foram anunciados os dois primeiros casos da infecção em bebês, com menos de um ano.

Fonte: SES-MG