Publicidade

Boletim oficial: Brasil registra mais de 23 mil casos da COVID-19 e 1.328 óbitos

Por| 13 de Abril de 2020 às 18h16

Link copiado!

Matthias Friel / Adobe Stock
Matthias Friel / Adobe Stock

Em atualização diária, o Ministério da Saúde informou os últimos números do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Brasil. Até às 14h de hoje (13), o governo federal contabilizou 23.430 casos confirmados de COVID-19. Nas últimas 24h, foram 1.261 novas confirmações para a infecção. 

De acordo com as informações compartilhadas individualmente pelas Secretarias Estaduais de Saúde, são 1.328 mortes em decorrência do coronavírus, o que totaliza 105 novos óbitos registrados nas últimas 24h. 

Quanto ao perfil dessas mortes, 74% dos casos apresentavam mais de 60 anos e 75% dos pacientes tinham pelo menos um fator de risco, como diabetes ou problemas cardíacos. É importante ressaltar que pessoas acima de 60 anos se enquadram no grupo de risco, mesmo que não tenham nenhum problema de saúde associado.  Além disso, 58,9% dos pacientes eram do sexo masculino.

Continua após a publicidade

Do total de casos ativos da COVID-19 no país, 4.926 estão em estado grave e dependem de internação em hospitais de referência em todo o Brasil.

Concentração da COVID-19

Com 57,1% dos casos da COVID-19 confirmados, o Sudeste é o epicentro da infecção no país. Na região, segundo o relatório, são 13.371 pacientes infectados pelo novo vírus. Em segundo lugar está o Nordeste, com 4.716 casos confirmados, seguido pelo Sul (2.197 casos), Norte (2.028) e Centro-Oeste (1.118).

Continua após a publicidade

De acordo com os últimos dados, a taxa de incidência da COVID-19 no país é de 111 casos para cada um milhão de habitantes. Atualmente, os seguintes estados estão em situação de emergência: Amazonas; Amapá; Distrito Federal; Ceará; São Paulo; e Rio de Janeiro.

Isso significa que esses estados estão com mais de 50% de casos do coronavírus acima da incidência nacional. Por isso, precisam redobrar os cuidados em relação à prevenção do coronavírus, como medidas de isolamento. 

Desde o começo da pandemia, a maior parte das notificações nacionais ainda está concentrada em São Paulo, com 8.895 casos confirmados e 608 mortes. Apenas o estado de Tocantins não tem, até o momento, óbitos registrados pela doença. No entanto, registra casos confirmados, assim como os demais estados brasileiros.

Continua após a publicidade

Entre as iniciativas para manter a população informada sobre a pandemia, o Ministério da Saúde alimenta sua plataforma online sobre o novo coronavírus. Além de dados, o painel do governo traz análises como a evolução da COVID-19 com porcentagens, gráficos e sua distribuição pelo território. Para acessar, clique aqui.

Fonte: Ministério da Saúde