Publicidade

Bioengenheiros materializam redes vasculares complexas em impressora 3D

Por| 07 de Maio de 2019 às 08h47

Link copiado!

Rice University
Rice University

Os bioengenheiros estão mais próximos de fabricar órgãos e tecidos em impressão 3D. Uma equipe liderada pela Rice University e pela Universidade de Washington desenvolveu uma ferramenta para a impressão de redes vasculares complexas e "requintadamente entrelaçadas". Essas impressões imitam passagens naturais do corpo para sangue, ar e outros fluidos, e eles serão essenciais para órgãos artificiais no futuro.

Durante décadas um dos desafios na replicação de tecidos humanos foi descobrir uma maneira de obter nutrientes e oxigênio no tecido e como remover resíduos. Nossos corpos usam redes vasculares para fazer isso, mas tem sido difícil recriá-los em materiais macios e artificiais.

Essa nova ferramenta supera esses desafios, imprimindo camadas finas de uma solução líquida de hidrogel, que fica sólida quando é exposta à luz azul. Isso permitiu que os cientistas criassem materiais biocompatíveis com intrincada arquitetura interna, similar às redes vasculares do corpo humano.

Continua após a publicidade

As descobertas dos cientistas foram publicadas na revista Science nesta semana e todos os dados experimentais são gratuitos e abertos ao público. Embora os pesquisadores digam que estamos apenas começando a entender a forma e a função complexas das estruturas do corpo, eles esperam que isso ajude a tornar os órgãos impressos em 3D uma opção viável, mais cedo ou mais tarde.

Fonte: Engadget