Bill Gates acredita que próxima pandemia será ainda mais mortal

Bill Gates acredita que próxima pandemia será ainda mais mortal

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 21 de Janeiro de 2022 às 16h12
Kuhlmann/MSC/Reprodução/Wikimedia Commons

O mundo se concentra atualmente na luta contra a covid-19, mas o bilionário Bill Gates alerta para futuras pandemias que podem ser ainda piores. Segundo o filantropo, os governos devem se preparar para um próximo surto e adotar as medidas para prevenir os riscos, garantindo a segurança da população.

Durante uma entrevista ao Financial Times, o fundador da Microsoft chegou a refletir que, embora as variantes Ômicron e Delta do coronavírus apresentem uma alta taxa de transmissibilidade, o mundo poderia se deparar com um patógeno ainda mais fatal.

Do ponto de vista de Bill Gates, cabe a filantropos e governos ricos a tarefa de combater a desigualdade de vacinas. "Quando se trata de gastar bilhões para salvar trilhões em danos econômicos e dezenas de milhões de vidas, eu diria que é uma apólice de seguro muito boa", opinou.

Bill Gates alerta para futuras pandemias piores que a covid-19 (Imagem: Ana Schvets/Pexels)

Durante a entrevista, Gates também anunciou que parte da inovação destinada a uma futura pandemia também pode ser útil para lidar com outros problemas existentes de saúde globais, e citou a criação de uma vacina para o HIV e melhores vacinas para tuberculose e malária. A equipe do Canaltech já chegou a estimar o que esperar das vacinas do futuro e noticiar uma iniciativa da Oxford em desenvolver novas vacinas nos próximos 100 dias.

A fundação de Bill Gates já chegou a fornecer US$ 300 milhões para a Coalition for Epidemic Preparedness Innovations (Cepi), que ajudou a formar o programa Covax para fornecer vacinas a países de baixa e média renda. A ideia atual é arrecadar US$ 3,5 bilhões, com o objetivo de tornar mais rápido o desenvolvimento uma nova vacina.

Fonte: Financial Times

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.