Bebês produzem alta resposta imune ao coronavírus, ao contrário de adultos
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

Um novo estudo da Universidade de Bristol (Reino Unido) conseguiu fortes respostas imunológicas ao SARS-CoV-2 em bebês. Em comparação com os adultos, os bebês produziram níveis relativamente altos de anticorpos e células do sistema imunológico que podem proteger da COVID-19.
- Especialistas estudam mortes de 1.300 bebês por COVID-19 no Brasil
- Bebês e crianças também podem morrer por causa do novo coronavírus, diz estudo
- Bebê nasce com anticorpos contra a COVID-19 após mãe ser vacinada ainda grávida
A equipe avaliou as respostas imunes convalescentes em quatro crianças menores de três meses que testaram positivo para COVID-19 em março de 2020 e comparou com as respostas imunes de seus pais e outros adultos que tiveram COVID-19 mas se recuperaram.
Os pesquisadores descobriram que os bebês produzem níveis relativamente altos de anticorpos e células do sistema imunológico que podem proteger da doença, em comparação com adultos. Essas descobertas podem ajudar a explicar por que os bebês parecem protegidos da forma grave da COVID-19.
"É uma informação muito útil para o projeto de futuras vacinas contra a COVID-19 que podem procurar induzir e simular a assinatura desta imunidade protetora", refletiu o Dr. Anu Goenka, Professor Clínico de Doenças Infecciosas Pediátricas e Imunologia da Universidade de Bristol. Agora, a ideia da equipe de pesquisa é confirmar suas descobertas em um número maior de bebês, bem como comparar a resposta imune de bebês e adultos durante COVID-19 e em vários momentos após a infecção.
Fonte: Medical Xpress