Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bebê recebe primeiro transplante de coração e timo da história

Por| Editado por Luciana Zaramela | 08 de Março de 2022 às 18h40

Link copiado!

 twenty20photos/Envato
twenty20photos/Envato

Um bebê dos Estados Unidos, chamado Easton, foi o primeiro do mundo a receber um transplante combinado de coração e timo (um órgão linfático situado na parte anterior e superior da cavidade torácica). Tal órgão deve ajudar justamente na tarefa de impedir que o organismo rejeite o novo coração.

O transplante foi bem sucedido: meses após a cirurgia, o garoto tem sido acompanhado pelos médicos, que se certificaram de que o tecido do timo está funcionando, ou seja: o corpo está desenvolvendo as células imunológicas destinadas a reduzir ou até eliminar a necessidade de se tomar medicamentos para conter a rejeição do coração.

Acontece que o timo ajuda a desenvolver as células T, responsáveis por combater substâncias estranhas no corpo, e ensina a essas células imunes o que é de fora e o que não é. Como pertenceu ao mesmo doador do coração, a ideia é que isso ajude o organismo da criança a receber bem os novos órgãos.

Continua após a publicidade

Easton nasceu com coração fraco e problemas no sistema imunológico, por isso seus primeiros sete meses foram no hospital, onde foi submetido a várias operações cardíacas e tratamentos para infecções que o corpo não conseguia combater sozinho. Frente a essa situação delicada, os especialistas solicitaram à FDA (Food and Drug Administration, agência de saúde dos EUA) a autorização para realizar o transplante inédito. O órgão autorizou o transplante em agosto de 2021.

Os médicos ficaram empolgados com o êxito do transplante, e reconhecem que apesar de ser um grande avanço, ainda se faz necessária a realização de futuras pesquisas em torno dessa operação combinada. No entanto, já podemos ter um vislumbre de um novo cenário nos transplantes de órgãos, uma vez que a área da saúde se concentra em novas soluções, que já possibilitaram, por exemplo, um paciente brasileiro viver por 45 dias com dois corações.

Fonte: BBC, Independent