Autismo altera a substância branca do cérebro com o passar do tempo

Autismo altera a substância branca do cérebro com o passar do tempo

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 23 de Novembro de 2021 às 14h34
stevanovicigor/envato

O autismo é uma condição complexa, que ainda atrai olhares, pesquisas e buscas por respostas da ciência. Inclusive, já ressaltamos aqui no Canaltech cinco coisas que ninguém te contou sobre o autismo. Nesta terça (23), um estudo — conduzido pela Yale University e publicado na Radiological Society of North America — indicou mudanças significativas na estrutura da substância branca do cérebro em adolescentes e adultos autistas.

Essas mudanças foram mais notáveis na região que facilita a comunicação entre os dois hemisférios do cérebro. Para entender melhor essa relação, os pesquisadores utilizaram uma técnica de ressonância magnética que mede a conectividade no cérebro, detectando como a água se move ao longo da substância branca (um conjunto de células com funções de apoio, sustentação, isolamento elétrico ou nutrição dos neurônios).

Autismo altera a substância branca do cérebro com o passar do tempo, sugere estudo da Yale University (Imagem: Fakurian Design/Unsplash)

O grupo analisou dados clínicos de 583 pacientes e criou mapas para detectar as mudanças na substância branca. “Em adolescentes, vimos uma influência significativa do autismo. Em adultos, o efeito foi ainda mais pronunciado. Nossos resultados apoiam a ideia de conectividade cerebral prejudicada no autismo, especialmente em tratos que conectam os dois hemisférios", afirmam os pesquisadores.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Na prática, a ideia do grupo de cientistas da Yale University é ajudar a melhorar o diagnóstico precoce de autismo e fornecer biomarcadores objetivos potenciais para monitorar a resposta ao tratamento.

Fonte: Radiological Society of North America

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.