Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Australianos desenvolvem teste que pode diagnosticar câncer em apenas 10 minutos

Por| 06 de Dezembro de 2018 às 09h51

Link copiado!

Australianos desenvolvem teste que pode diagnosticar câncer em apenas 10 minutos
Australianos desenvolvem teste que pode diagnosticar câncer em apenas 10 minutos

Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveram um teste capaz de diagnosticar, analisando o sangue ou tecido de biópsia, diversos tipos de cânceres em apenas 10 minutos. Os cientistas descobriram uma nanoestrutura genética única presente em células cancerígenas e publicaram a novidade no periódico Nature Communications nesta terça-feira (4).

"Esta assinatura única de DNA em escala nano apareceu em todos os tipos de câncer de mama que examinamos e em outras formas de câncer, incluindo próstata, colo-retal e linfoma", disse um dos responsáveis pelo estudo, Dr. Abu Sina, em comunicado à imprensa. "Os níveis e padrões de minúsculas moléculas chamadas de grupos metil que decoram o DNA são alteradas dramaticamente pelo câncer — esses grupos metil são fundamentais para as células controlarem quais genes são ativados e desativados", explicou o cientista.

A técnica desenvolvida mostrou precisão diagnóstica de até 90% em testes e pode ser uma incrível melhoria para pacientes no futuro. O diagnóstico precoce costuma estar ligado às chances de bons prognósticos e desenvolver uma forma rápida e não invasiva de detectar a doença durante os primeiros estágios pode conferir qualidade de vida a quem sofre do mal.

"Certamente não sabemos ainda se é o Santo Graal para todos os diagnósticos de câncer, mas parece realmente interessante como um marcador universal incrivelmente simples de câncer, e como uma tecnologia acessível e barata que não requer equipamentos complicados baseados em laboratório, como Sequenciamento de DNA”, disse outro integrante da equipe de pesquisadores, o Professor Matt Trau.
Continua após a publicidade

A pesquisa recebeu incentivo financeiro por meio de doações feitas pela Fundação Nacional do Câncer de Mama e já está sendo desenvolvida pela UniQuest com intuito de ser licenciada e comercializada. Na reprodução abaixo, é possível entender mais detalhadamente como funciona o teste desenvolvido pelos pesquisadores, disponível apenas em inglês:

Fonte: Geek