Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Atividades de lazer podem prevenir Alzheimer e demência; saiba quais são

Por| Editado por Luciana Zaramela | 11 de Agosto de 2022 às 13h09

Link copiado!

Lilly Rum/Unsplash
Lilly Rum/Unsplash

Em novo estudo publicado na revista científica Neurology, cientistas da Academia Americana de Neurologia descreveram a descoberta de atividades de lazer com potencial para reduzir o risco de Alzheimer e demência. Para a construção do artigo, a equipe revisou os estudos disponíveis sobre os efeitos de atividades cognitivas e atividades físicas, e sua relação com o risco das doenças em questão.

Ao todo, o estudo levantou dados de 2 milhões de pessoas, durante três anos. Os participantes responderam questionários sobre suas atividades de lazer (ou seja, aquelas que forneciam prazer ou bem-estar).

Nesses três anos, 74.700 participantes desenvolveram demência. Após o ajuste para fatores como idade, sexo e educação, os pesquisadores descobriram que aqueles que se envolveram em atividades de lazer tiveram um risco 17% menor de desenvolver demência do que aqueles que não se envolveram em nenhum desses hobbies.

Continua após a publicidade

As atividades foram divididas em três categorias: mental, física ou social. A primeira categoria consistia principalmente em atividades intelectuais, como ler ou escrever por prazer, assistir televisão, ouvir rádio, jogar jogos ou instrumentos musicais, usar computador e fazer artesanato. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que participaram dessas atividades tiveram um risco 23% menor de demência.

Por sua vez, as atividades físicas incluíam caminhada, corrida, natação, ciclismo, uso de aparelhos de ginástica, prática de esportes, ioga e dança. As pessoas que participaram dessas atividades tiveram um risco 17% menor de demência.

Já as atividades sociais referiam-se principalmente a comunicação com outras pessoas, como trabalhos voluntários, visitar parentes ou amigos, participar de atividades religiosas. Segundo o estudo, as pessoas que participaram dessas atividades tiveram um risco 7% menor de demência.

Continua após a publicidade

Com isso, o estudo sugere que ser ativo traz benefícios, e há muitas atividades fáceis de incorporar à vida diária que podem ajudar o cérebro e prevenir Alzheimer ou demência.

Fonte: EurekAlert!