Atividades artísticas e culturais tem impacto positivo na saúde física e mental
Por Júlia Putini • Editado por Luciana Zaramela |

Praticar atividades artísticas e culturais melhoram a saúde da mente e até do corpo, concluíram pesquisadores da Universidade de Artes de Helsinki, na Finlândia. O estudo explorou o potencial dessas práticas para analisar o impacto exercido na cognição e no bem-estar da população.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Cientistas desenvolvem remédio contra asma após 50 anos sem novidades
- Doença desconhecida mata 143 pessoas no Congo
Uma revisão de trabalhos já publicados sobre o assunto no período entre 2014 e 2024 demonstrou que o engajamento em atividades artísticas e culturais impactam positivamente o bem-estar em todas as faixas etárias, desde recém-nascidos até idosos.
Dentre as atividades, música, dança e artes visuais foram as que se destacaram como agentes de melhorias na qualidade de vida. Os principais fatores de melhora observados foram:
- fortalecimento da socialização dos participantes,
- desenvolvimento do senso de pertencimento,
- melhorias no gerenciamento do estresse.
Embora não sejam tratamentos médicos, podem ser aplicadas como método de assistência à saúde e prevenção de doenças. “O conceito de bem-estar abrange não apenas a saúde, mas também vários aspectos da qualidade de vida que contribuem para o bem-estar geral", afirmaram os autores em um comunicado à imprensa.
Na pesquisa, eles destacam ainda que em um momento de múltiplas crises, como o atual, promover saúde e bem-estar é necessário. Principalmente para grupos vulneráveis, como a população envelhecida, imigrantes e adolescentes.
Leia também:
- Chocolate amargo reduz em 21% o risco de desenvolver diabetes tipo 2
- Plástico do futuro pode ser sustentável, biodegradável e até comestível
VÍDEO: Como proteger seu celular na praia e na água durante as férias