Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Atingir meta diária de passos reduz o risco de várias doenças

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Outubro de 2022 às 15h32

Link copiado!

jcomp/Freepik
jcomp/Freepik

Bastante popular nos aplicativos de saúde e bem-estar, a meta diária de passos pode ser uma medida eficaz na prevenção de algumas doenças, como diabetes e pressão alta. É o que revela um estudo norte-americano que acompanhou usuários de smartwatches por cerca de 4 anos, após checar o histórico de saúde de cada participante.

Publicado na revista científica Nature Medicine, o estudo sobre a importância de bater a meta diária de passos na prevenção de doenças foi liderado por pesquisadores do Centro Médico da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos. Para obter estes benefícios, são necessário 8,2 mil passos diários.

Anteriormente, estudos revelaram que dar 10 mil passos diários — um valor maior que o medido pelo recente estudo — pode reduzir o risco de demência. Em comum, ambas as pesquisas reforçam a importância das pessoas levarem vidas menos sedentárias.

Continua após a publicidade

Estudo avalia os efeitos de dar 8,2 mil passos diários na saúde

No total, foram avaliados os efeitos das caminhadas em mais de 6 mil voluntários que moram nos EUA. A idade destes participantes variava entre 41 e 67 anos, sendo que 73% eram do sexo feminino e 84% eram brancos. Analisando o Índice de Massa Corporal (IMC), as pessoas oscilavam entre "saudáveis" (IMC de até 24,9) e obesas (maior que 30).

Cada participante precisava usar um smartwatch por pelo menos 10 horas diárias e tinha que compartilhar o seu histórico atualizado de saúde. Os dados foram coletados entre maio de 2018 e abril de 2021, somando 4 anos de análises.

Continua após a publicidade

Segundo os autores do estudo, dar 8,2 mil passos por dia pode aumentar o nível de proteção contra a seguintes doenças:

  • Apneia do sono;
  • Obesidade;
  • Doença do refluxo gastroesofágico;
  • Transtorno depressivo maior (depressão);
  • Diabetes;
  • Hipertensão (pressão alta).

Andar mais diminuí mais ainda o risco das doenças?

Quando as pessoas andavam mais de 8,2 mil passos, o risco diminuía ainda mais para a maioria das doenças, exceto para diabetes e pressão alta. Além disso, pessoas com sobrepeso podem reduzir o risco de se tornarem obesas em 64% se aumentarem a meta diária de passos para 11 mil.

Continua após a publicidade

Bater a meta diária de passos pode ser recomendação para uma vida mais saudável

Vale observar, no entanto, que não é possível estabelecer a relação direta da causalidade entre o número de passos diários e as doenças, já que outros fatores devem ser considerados, como a questão genética e a alimentação. No entanto, a associação é forte o suficiente para ser indicada como uma forma de prevenção.

"Embora a validação em uma amostra mais diversificada seja necessária, essas descobertas fornecem uma base de evidências do mundo real para orientação clínica sobre os níveis de atividade necessários para reduzir o risco de doenças", afirmam os autores.

Fonte: Nature Medicine e Universidade Vanderbilt