Assistente Alexa será capaz de detectar se alguém está tendo um ataque cardíaco

Por Patrícia Gnipper | 20 de Junho de 2019 às 15h30
Tudo sobre

Amazon

Saiba tudo sobre Amazon

Ver mais

No futuro, talvez a assistente Alexa, da Amazon, seja capaz de saber quando alguma pessoa da casa estiver sofrendo um ataque cardíaco. Pesquisadores da Universidade de Washington estão desenvolvendo uma nova tecnologia com inteligência artificial, capaz de ser empregada em smartphones e alto-falantes inteligentes, que justamente identifica sons únicos associados à ocorrência de ataques cardíacos.

Normalmente, quando um ataque cardíaco está começando a acontecer, a pessoa emite suspiros regulares. "Esse tipo de respiração acontece quando um paciente experimenta baixos níveis de oxigênio. É uma espécie de ruído gutural, e sua singularidade faz dele um bom biomarcador de áudio para identificar se alguém está sofrendo uma parada cardíaca", explica Jacob Sunshine, professor assistente de anestesiologia e medicina da dor na Escola de Medicina da Universidade de Washington.

Então, os dispositivos equipados com a Alexa serão treinados para detectar esse som específico, entrando em contato automaticamente com os serviços locais de emergência. Testes já estão sendo feitos em Seattle e, até agora, a tecnologia já conseguiu detectar essa respiração específica ligada a ataques cardíacos em 97% do tempo. Contudo, os pesquisadores ressaltam que o algoritmo ainda precisa ser apurado para evitar chamadas desnecessárias aos serviços de emergência.

Fonte: Bloomberg

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.