As cirurgias plásticas mais feitas no Brasil
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela | •

O Brasil foi o país que mais realizou cirurgias plásticas em 2023, segundo o último levantamento da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, em inglês), com 2,1 milhões de procedimentos. O resultado coloca o país mais uma vez em primeiro lugar, como ocorreu nos anos de 2018 e 2019. A cirurgia plástica mais comum é a lipoaspiração.
Em segunda posição no ranking global de procedimentos estéticos cirúrgicos estão os Estados Unidos, com 1,7 milhão de procedimentos. Ambos alternam de liderança entre o segundo e o primeiro lugar no pódio há, pelo menos, três anos.
- Adeus silicone? Startups testam novos tipos de próteses biodegradáveis
- Faloplastia: é seguro aumentar o tamanho do pênis? Entenda os riscos envolvidos
O resultado demonstra um aumento de 5,5% em procedimentos cirúrgicos no mundo todo, com mais de 15,8 milhões de procedimentos realizados por cirurgiões plásticos e 19,1 milhões de procedimentos não cirúrgicos. Nos últimos quatro anos, o aumento geral corresponde a 40%.
Quais são as cirurgias plásticas mais feitas no Brasil?
Veja a lista de quais cirurgias plásticas foram mais comuns entre os brasileiros no ano de 2023:
- Lipoaspiração: 307 mil procedimentos;
- Aumento de mama: 227 mil procedimentos;
- Cirurgia de pálpebra: 216 mil procedimentos;
- Aumento de glúteos: 199 mil procedimentos;
- Abdominoplastia: 161 mil procedimentos.
Entre os procedimentos não cirúrgicos, o botox foi o mais comum. Em 2023, foram mais de 571 mil aplicações de toxina botulínica no país. Em seguida, está injeção de ácido hialurônico, com 429 mil procedimentos.
Afinal, o que é lipoaspiração?
Segundo a Mayo Clinic, a lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que utiliza uma técnica de sucção para remover gordura de áreas específicas do corpo, como abdômen, coxas, quadris, nádegas, braços ou pescoço.
"Como em qualquer cirurgia de grande porte, a lipoaspiração traz riscos, como sangramento e reação à anestesia", acrescenta a Mayo Clinic, em informativo. Além disso, os pacientes podem enfrentar outros tipos de complicações, como problemas renais e cardíacos ou ainda questões envolvendo a cicatrização.
Procedimentos estéticos em outros países
A seguir, confira o ranking com os cinco países que mais realizam cirurgias plásticas no mundo:
- Brasil: 2,1 milhão de cirurgias;
- Estados Unidos: 1,7 milhão de cirurgias;
- México: 932 mil cirurgias;
- Turquia: 553 mil cirurgias;
- Índia: 531 mil cirurgias.
Fonte: Isaps, Mayo Clinic