Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

App que avalia pressão arterial baseada em toque poderá ser lançado para iPhone

Por| 19 de Setembro de 2018 às 13h41

Link copiado!

App que avalia pressão arterial baseada em toque poderá ser lançado para iPhone
App que avalia pressão arterial baseada em toque poderá ser lançado para iPhone

O Apple Watch 4 foi revelado recentemente e promete inovar em termos de recursos voltados para a saúde do usuário, com a premissa de salvar vidas. A ideia é que o relógio verifique como anda o estado físico de seu proprietário, podendo até mesmo realizar um eletrocardiograma. A Apple já conseguiu autorização da FDA (a Anatel americana) para que o acessório seja usado para esse propósito.

Além disso, um novo relatório do Wall Street Journal (WSJ) sugere que a tecnologia de leitura de pressão sanguínea pode, eventualmente, ser possível para usuários de Apple Watch e iPhone, bastando que a pessoa pressione o display dos dispositivos por muito tempo. O berço desta ferramenta é uma pesquisa feita na Universidade Estadual de Michigan.

Os pesquisadores dessa universidade desenvolveram o conceito para um aplicativo de iPhone que avalia a pressão arterial do usuário usando o recurso “peek-and-pop” do 3D Touch. Isso porque acredita-se que, até 2020, cerca de três bilhões de pessoas terão smartphones e muitas delas deverão apresentar pressão alta, sem saberem desse risco.

Quem afirmou isso na matéria do WSJ foi Ramakrishna Mukkamala, professor de engenharia elétrica e computação da faculdade do estado de Michigan. De acordo com o artigo, o grupo liderado por Mukkamala “criou uma maneira de medir a pressão arterial com um telefone, usando o mesmo princípio da braçadeira de pressão, que avalia a pressão pelo braço”.

Continua após a publicidade

Um estudo publicado em março mostrou que o grupo de pesquisas usou um smartphone modificado com dois sensores, onde um deles media o volume de sangue e o outro, a pressão aplicada. No experimento, os pesquisadores pressionavam as pontas dos dedos firmemente para que a leitura fosse feita. Os dados eram transmitidos via Bluetooth para um aplicativo, que “calculava a pressão arterial e a exibia”.

Então, a descoberta mais recente dessa pesquisa do Dr. Mukkamala mostrou que esse método, se aplicado a longo prazo, pode ser usado em sensores que já existem em smartphones atuais – os mesmos que tiram selfies e fornecem 3D Touch.

Se comparado com os resultados de um medidor de pressão arterial comum, o aplicativo conceitual desenvolvido pela equipe de Mukkamala teve resultados menos precisos, mas, de acordo com o professor, essa comparação foi feita com um medidor de pressão sanguínea usado apenas em pesquisas, liberado pela FDA.

Ele também espera comercializar o app baseado em toque para medir pressão arterial em algum momento do próximo ano, pois o estudo ainda requer testes e aprovações.

Continua após a publicidade

Fonte: BGR