Publicidade

Aplicativo facilita recuperação no pós-operatório de artroplastia

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Rthanuthattaphong/Envato
Rthanuthattaphong/Envato

A recuperação de uma cirurgia ortopédica nem sempre é simples, já que tende a limitar temporariamente os movimentos do paciente e os tempos de resposta do corpo variam entre os indivíduos. Para facilitar o acompanhamento médico nesse processo, a empresa norte-americana Zimmer Biomet traz para o Brasil o aplicativo MyMobility, desenvolvido em parceria com a Apple.

Para acelerar a recuperação de quem passou por uma artroplastia de joelho ou de quadril — cirurgia que substitui uma articulação danificada por uma prótese —, o app busca conectar melhor médicos e pacientes, indo além do único ponto de contato ser exclusivamente às consultas presenciais.

Neste ponto, o usuário poderá ter acesso às orientações do pré e pós-operatório dentro da plataforma. Também receberá lembretes sobre os procedimentos, podendo enviar mensagens para a equipe, tirando dúvidas, e ter interações por vídeos. Há ainda uma parte educativa, composta pela série de exercícios que devem ser feitos no processo de recuperação, além da questão de rastreamento de dados.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Quais informações ajudam os médicos a acompanharem o caso?

Disponível nos sistemas iOS e Android, o app armazena informações coletadas ao longo do dia do usuário, dependendo da sensibilidade do smartwatch usado, como:

  • Quantidade diária de passos e lances de escada que foram subidos;
  • Adesão (ou não) à rotina de exercícios no pós-operatório;
  • Frequência cardíaca;
  • Velocidade de marcha;
  • Qualidade do sono.

As informações brutas são transformadas em relatórios de progresso, que serão avaliados pela equipe médica responsável pelo paciente. Por exemplo, é possível comparar as variações na mobilidade antes e após a cirurgia, comprovando a melhora física do indivíduo. Em alguns casos, poderá indicar a necessidade de procedimentos complementares, como sessões extras de fisioterapia.

“É uma maneira de permitir que o cirurgião fique mais próximo do paciente em um momento que este suporte médico personalizado e a interação fazem toda a diferença em termos de saúde e reabilitação”, afirma Letícia Santos, product development specialist da Zimmer Biomet Brasil, em nota.

Quem pode usar o aplicativo que acompanha a melhora no pós-operatório?

Por enquanto, o uso do aplicativo ainda é restrito no Brasil, sendo disponibilizado para médicos cirurgiões e pacientes que passaram por artroplastia de joelho ou de quadril. Em breve, o app deverá chegar para pessoas que passaram por uma artroplastia de ombro, além da medicina esportiva.

Continua após a publicidade

Prova de "fogo" para o aplicativo MyMobility

A proposta de um app que conecta cirurgiões e pacientes dentro de uma interface simples parece muito interessante, mas será realmente eficaz na melhora do processo de recuperação? Para responder a esta pergunta, a Zimmer Biomet desenvolve um estudo clínico nos EUA, autorizado pelos National Institutes of Health (NIH), desde 2018.

"O objetivo do estudo é determinar se a educação e o exercício guiados por aplicativos móveis, combinados com o monitoramento preciso e sensível da atividade, capturados em dispositivos vestíveis do consumidor, podem fornecer uma alternativa viável (e potencialmente melhorada) ao padrão atual de educação do paciente e da fisioterapia para quadril e artroplastia do joelho”, descreve a página oficial da pesquisa.

Hoje, 10,5 mil voluntários com mais de 18 anos participam do estudo que está próximo do fim — em dezembro deste ano, a pesquisa prática deverá ser concluída. No experimento, a coleta de dados é feita exclusivamente com um Apple Watch, mas, na vida prática, qualquer smartwatch pode ser adotado durante o acompanhamento.

Continua após a publicidade

Fonte: Com informações: NIH