Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anvisa recolhe fórmulas infantis suspeitas de contaminação com bactéria letal

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Março de 2022 às 16h54

Link copiado!

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma inspeção na fábrica da empresa estadunidense Abbott Nutrition, localizada na cidade de Sturgis, Estados Unidos, encontrou uma bactéria nociva em superfícies de áreas de produção de fórmulas infantis em pó. Concluída no dia 18 de março, a investigação foi aberta por conta de quatro internações e um óbito de bebês que haviam consumido os produtos, todos com menos de seis meses de idade.

As marcas em questão, cujo recolhimento dos lotes foi determinado pela Anvisa após a conclusão das investigações, são cinco: Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare. Além do recolhimento, ficou proibida a importação, comercialização, distribuição e propaganda das marcas, bem como uso dos lotes das fórmulas suspeitas.

Continua após a publicidade

Três das crianças foram infectadas pela bactéria Cronobacter sakazakii e uma pela Salmonella newport, segundo a Anvisa. A Food and Drugs Administration (FDA), agência regulatória estadunidense, encontrou apenas a C. sakazakii na fábrica da Abbott Nutrition, e concluiu que o sistema de controle não abrangia todas as etapas do processamento necessárias para que a contaminação fosse evitada. As roupas de proteção adequadas para o manejo dos produtos também não eram utilizadas pela equipe que trabalhava no local.

Há perigo para o Brasil?

A Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar (Rede Infosan) foi quem emitiu o alerta para recolhimento dos produtos, além da Abbott Nutrition ter voluntariamente anunciado a medida, abarcando 40 países. A representante da empresa no Brasil informou que o recolhimento não afetará nenhum dos produtos nutricionais vendidos no país, já que, segundo ela, não houve importação dos lotes contaminados.

Continua após a publicidade

Mesmo assim, a Anvisa orienta checar as numerações dos lotes: a contaminação em questão pode ser identificada pelos dois primeiros dígitos, que estão entre 22 e 37, e por produtos contendo as combinações K8, SH ou Z2, com data de validade para 1º de abril de 2022 ou posterior. Encontrando alguma dessas numerações, a orientação é contatar a Abbott para devolução pelo número de telefone 08008912690 ou o e-mail nacional nutricaobrasil@abbott.com.

Lembrando que as fórmulas infantis são substitutos para lactentes — bebês com menos de seis meses de idade — que não conseguem, por algum motivo, ter o aleitamento materno adequado, recomendado até os dois anos de idade ou mais. A Anvisa orienta que, para o uso da fórmula infantil ser efetivo, ele deve ser diluído em quantidade adequada e temperatura segura, ou seja, até 70ºC, o que evita contaminações por microorganismos nocivos.

Fonte: Anvisa, via O Globo