Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Anvisa aponta casos raros de doenças após vacinação contra COVID-19; entenda

Por| Editado por Luciana Zaramela | 12 de Julho de 2021 às 12h21

Link copiado!

Garakta-Studio/envato
Garakta-Studio/envato

Na última sexta-feira (9), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou um alerta sobre casos de inflamações no músculo cardíaco e no tecido que envolve o coração em pessoas que tomaram vacina contra COVID-19 que usam RNA mensageiro, como a da Pfizer/BioNTech. Apesar do alerta, não há episódios de eventos raros pós-vacina de mRNA registrados até o momento no Brasil.

Quem identificou essas doenças (miocardite e pericardite), inicialmente, foi a Food and Drug Administration (FDA), uma agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. Segundo o órgão, o risco é maior após a segunda dose.

Mas a Anvisa ressalta que os riscos desse tipo de ocorrência é baixo, e relembra os benefícios da imunização. Além disso, a agência continua recomendando o uso do imunizante da Pfizer/BioNTech.

Continua após a publicidade

Esse alerta tem como alvo principalmente os profissionais de saúde, que devem ficar atentos a esses riscos e atuar no diagnóstico e tratamento. A Anvisa também apontou os sintomas das doenças: dor no peito, falta de ar, palpitações ou alterações no ritmo dos batimentos cardíacos.  

"A Anvisa orienta aos vacinados com o imunizante da Pfizer que procurem atendimento médico imediato se tiverem sintomas como dor no peito, falta de ar e palpitações. Além disso, orienta os profissionais de saúde e os cidadãos a notificarem imediatamente casos suspeitos à Agência", diz o comunicado.

Fonte: Ministério da Saúde via Agência Brasil