"Ansiedade da segunda-feira" eleva cortisol capaz de aumentar o risco de infarto
Por Nathan Vieira • Editado por Melissa Cruz Cossetti |

Um novo estudo publicado no último mês de julho na Journal of Affective Disorders revelou que a ansiedade sentida na segunda-feira deixa marcas biológicas duradouras no organismo, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, inclusive infartos. A pesquisa da Universidade de Hong Kong reuniu dados de mais de 3.500 idosos e reforçou a famosa descoberta de que infartos são mais comuns às segundas-feiras.
- Médico descobre infarto ao tratar paciente com os mesmos sintomas
- Ataques de raiva aumentam risco de infarto e AVC
Segundo os pesquisadores, idosos que relataram se sentir mais ansiosos nas segundas-feiras apresentaram níveis de cortisol 23% mais altos, indicador de estresse acumulado por até dois meses. O mais impressionante: mesmo quem já não trabalha mais sentiu os efeitos desse pico semanal, o que indica que a estrutura social do calendário (e não apenas o ambiente de trabalho) está profundamente enraizada na nossa biologia.
Esse desequilíbrio ativa o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA), responsável por regular o estresse. Quando constantemente ativado, o HPA favorece condições como hipertensão, inflamação e, a longo prazo, doenças cardíacas.
De acordo com o estudo, "a transição da semana desencadeia uma cascata biológica que perdura por meses. Não se trata de trabalho, mas sim de quão profundamente as segundas-feiras estão arraigadas em nossa fisiologia do estresse".
Risco aumentado de infarto na segunda-feira
Essas descobertas ajudam a explicar um dado já conhecido, mas até então pouco compreendido: infartos são mais frequentes nas segundas-feiras. Um estudo apresentado na British Cardiovascular Society em 2023 já havia apontado que as segundas concentram 13% mais casos de infarto do tipo mais grave, que ocorre quando uma artéria coronária é totalmente bloqueada.
Além disso, os episódios ocorrem com maior frequência entre 6h e 10h da manhã, período em que o organismo sofre picos hormonais naturais, como o aumento do cortisol, exacerbado pelo estresse do início da semana.
Então a segunda-feira, embora pareça apenas o início da rotina, pode representar um risco silencioso ao coração. Identificar e manejar a ansiedade logo no início da semana pode ser uma nova estratégia de prevenção cardiovascular, principalmente para idosos. Esse “efeito segunda-feira” não é apenas psicológico, já que está literalmente gravado no corpo.
Leia também:
- Cientistas identificam momento perfeito para fazer cirurgia após infarto
- Adoçante xilitol eleva riscos de ataque cardíaco e AVC
VÍDEO | CORAÇÃO IMPRESSO EM 3D
Fonte: Science Daily, RCSI