Publicidade

Animais de estimação podem prejudicar o sono, segundo estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Março de 2023 às 13h41

Link copiado!

wirestock/envato
wirestock/envato

Animais de estimação podem prejudicar o sono. A afirmação é de um estudo publicado na revista científica Human-Animal Interactions. Para chegar nisso, o grupo de especialistas analisou informações — sobre qualidade de sono e possíveis distúrbios — disponíveis em um banco de dados.

Os cientistas se concentraram em saber se uma pessoa tinha um distúrbio do sono e se tinha um gato ou um cachorro. A qualidade do sono foi medida por meio de pontos como problemas para dormir, costume de acordar durante a noite ou cedo demais, não repousar o suficiente, necessidade de medicação ou ter espasmos e cãibras.

Segundo o estudo, ter um cachorro aumenta a chance de uma pessoa ser diagnosticada com um distúrbio do sono ou problemas para dormir. Enquanto isso, o público que tem gato em casa apresenta uma chance maior de espasmos ou cãibras durante a noite.

Continua após a publicidade

No entanto, vale perceber que o estudo foi observacional. Isso quer dizer que os pesquisadores não podem dizer com certeza se são os animais de estimação que causam esse problema. Apesar dessa limitação, o estudo reforça uma ideia já estabelecida em estudos anteriores, de que conviver com pets pode afetar negativamente a qualidade do sono.

Em 2021, um estudo afirmou que ter um gato está associado a uma noite de sono mais curta, já que, diferente dos cães, os gatos tendem a ter explosões de energia à noite e acabam acordando as pessoas da casa ao arranharem as portas e afins.

A ideia, então, é estudar cada vez mais a fundo como se dá essa relação entre a qualidade do sono e a convivência com animais de estimação.

Continua após a publicidade

Fonte: Human-Animal Interactions via NBC News