Publicidade

Americano passa a falar com sotaque irlandês após câncer raro

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Rido81/Envato
Rido81/Envato

Imagina contrair uma doença rara e inexplicavelmente começar a falar com um sotaque diferente do seu. Foi exatamente isso o que aconteceu com um homem dos EUA, diagnosticado com uma rara forma de câncer de próstata. A condição fez com que o paciente passasse a falar com um sotaque irlandês.

Apenas dois casos relacionados a tumores precedem o desse paciente, algo que a comunidade científica chama de síndrome do sotaque estrangeiro — um distúrbio em que a pessoa passa a usar um sotaque estrangeiro totalmente sem motivo. No entanto, a associação ao câncer de próstata, especificamente, é inédita. Isso porque, nas outras situações, a condição esteve atrelada a casos de acidentes vasculares cerebrais ou lesões cerebrais traumáticas.

De outros estudos anteriores, temos um publicado em 2008, de uma mulher de 60 anos começou a falar com um sotaque não especificado depois que o câncer de mama se espalhou para o cérebro. Em um caso semelhante, uma mulher italiana de 50 anos com um tumor cerebral de repente começou a falar com ritmo e melodia diferentes.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Mas por que exatamente isso acontece? Segundo os pesquisadores, a maioria dos casos envolve alterações genéricas na produção da fala.

No caso desse paciente dos EUA, aparentemente não há nenhuma descendência de irlandeses, e ele nunca havia estado na Irlanda. No entanto, apenas 20 meses após ser diagnosticado com câncer de próstata metastático sensível a hormônios, o sotaque veio à tona.

Por enquanto, os médicos suspeitam que essa síndrome do sotaque estrangeiro foi resultado de um raro distúrbio neurológico paraneoplásico, que costuma ser causado quando cânceres fora do cérebro desencadeiam uma resposta imune que pode afetar o sistema nervoso.

Fonte: BMJ Case Reports via Science Alert 

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*