Alimentos roxos podem ajudar a prevenir diabetes, segundo estudo
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

Vegetais e tubérculos com pigmentação roxa podem ajudar a prevenir diabetes, conforme afirma um estudo publicado no periódico Journal of Agricultural and Food Chemistry. Isso porque pigmentos chamados antocianinas impactam positivamente o metabolismo energético e a microbiota intestinal.
- Versões silvestres de legumes, frutas e cereais viralizam; veja fotos!
- Plantas também podem entrar em extinção?
Uma grande quantidade de antocianinas aciladas pode ser encontrada em batatas roxas, rabanetes, cenouras roxas e repolhos roxos. Essas substâncias são pouco absorvidas na digestão, mas possuem propriedades probióticas e reduzem o risco de diabetes de forma mais eficiente do que as antocianinas não aciladas (presentes em amoras e mirtilos, por exemplo).
O estudo menciona que as antocianinas aciladas também são antioxidantes mais eficazes do que as antocianinas não aciladas, e melhoram a barreira intestinal, permitindo a absorção dos nutrientes necessários.
Os autores da pesquisa apontam, ainda, que as antocianinas aciladas mantêm a homeostase da microbiota intestinal, suprimem as vias pró-inflamatórias e modulam o metabolismo da glicose e dos lipídios.
Conforme esclarece o estudo, as antocianinas aciladas viajam através de nossos corpos desde o trato gastrointestinal superior até o cólon, onde são metabolizadas pela microbiota intestinal. As antocianinas aciladas e não aciladas também têm diferentes impactos sobre as enzimas envolvidas no metabolismo.
“A pesquisa mostrou que as antocianinas aciladas e não aciladas podem afetar o diabetes tipo 2 de maneiras diferentes”, apontam os cientistas.
Diabetes tipo 2
Conforme nos revela o Ministério da Saúde, o diabetes mellitus pode se apresentar de diversas formas e possui diversos tipos diferentes. "Independente do tipo de diabetes, com aparecimento de qualquer sintoma é fundamental que o paciente procure com urgência o atendimento médico especializado para dar início ao tratamento", afirma a Pasta.
O diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A causa está diretamente relacionada ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão, além de hábitos alimentares inadequados.
A recomendação do Ministério é manter acompanhamento médico para tratar, também, dessas outras doenças, que podem aparecer junto com o diabetes. Cerca de 90% dos pacientes diabéticos no Brasil têm esse tipo.
Fonte: Journal of Agricultural and Food Chemistry, Science Daily, Ministério da Saúde