Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Algumas cores de roupa podem afastar os mosquitos! Saiba quais

Por| Editado por Luciana Zaramela | 04 de Fevereiro de 2022 às 14h37

Link copiado!

Twenty20photos/Envato Elements
Twenty20photos/Envato Elements

De acordo com um estudo publicado na revista científica Nature nesta sexta (4), os mosquitos geralmente voam em direção a cores específicas — como vermelho, laranja, preto e ciano — e tendem a ignorar outras, como é o caso do verde, roxo, azul e branco.

O artigo explica que os mosquitos contam com o auxílio de odores para distinguir as coisas a seu redor, e quando sentem compostos específicos, como o CO2 da nossa respiração, são estimulados por seu sistema visual a procurar cores específicas e outros padrões visuais associados a um alvo em potencial.

Os pesquisadores já reconheciam a existência de três sinais principais que atraem os mosquitos: a respiração, o suor e a temperatura da pele. Com o estudo, concluíram que a cor vermelha pode ser considerada o quarto sinal, porque costuma estar presente na pele. "Usar roupas que evitem essas cores pode ser outra maneira de evitar uma picada de mosquito", escreveram os autores.

Continua após a publicidade

Mas para entender se isso é verídico, a equipe colocou alguns Aedes aegypti (mosquitos da dengue) diante de diferentes tipos de informações visuais e olfativas. Na ausência de um estímulo de odor, os mosquitos ignoravam o ponto colorido no fundo da câmara (independente da cor que tivesse). Depois de uma borrifada de CO2, os mosquitos continuaram a ignorar o ponto se fosse verde, azul ou roxo, mas se o ponto fosse vermelho, laranja, preto ou ciano, voaram na direção sem hesitar.

Quando um dos pesquisadores colocou a própria mão dentro da câmara, os mosquitos voaram na sua direção somente depois que o CO2 foi pulverizado. Depois, esse mesmo pesquisador usou uma luva de cor verde, e os mosquitos não voaram em sua direção nem diante do estímulo olfativo.

Fonte: Nature