Adolescente morre enquanto "médico" assistia a tutorial de cirurgia
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |

Na Índia, a polícia investiga o caso de um adolescente, de 15 anos, que morreu durante uma controversa cirurgia. Segundo a família da vítima, o paciente foi operado por um suposto médico que assistia a um tutorial no Youtube com instruções sobre como operar.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Falsos médicos aplicam golpes na família de pacientes internados
Feita a partir de um tutorial da internet, a cirurgia ocorreu no distrito de Saran, em Bihar, na última sexta-feira (6). Como o possível “falso médico” fugiu do local, ainda não se sabe detalhes do que ocorreu, apenas a versão dos familiares.
Segundo o jornal indiano Hindustan Times, o corpo do garoto foi enviado para a autópsia, na qual será possível entender o que ocorreu durante o procedimento.
Cirurgia com tutorial na internet?
O adolescente deu entrada no hospital indiano com náuseas e vômitos intensos. Sem autorização da família, o suposto médico teria iniciado a cirurgia, com o objetivo de remover uma pedra na vesícula biliar (cálculo biliar). O procedimento ocorria enquanto assistia a um tuturial.
Como o paciente começou a dar sinais de alerta, o “médico” providenciou uma ambulância. A ideia era transferir o jovem para outro hospital, com mais recursos, mas ele faleceu durante o percurso. Em seguida, o suposto profissional teria abandonado as instalações médicas e, até o momento, está foragido.
Falsos médicos
Se a história se confirmar, este não será o primeiro caso de falso médico na Índia. Em março deste ano, a polícia prendeu um homem que atuava em Mumbai, alegando ter formação em medicina.
A situação dos falsos médicos não é exclusividade da Índia, já que existem relatos com algumas similaridades no Brasil também. Por aqui, é possível checar o registro de um médico através do portal do Conselho Federal de Medicina (CFM), como o Canaltech já ensinou em um tutorial.
Fonte: Hindustan Times