Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Acariciar um animal de estimação pode trazer benefícios ao cérebro

Por| Editado por Luciana Zaramela | 06 de Outubro de 2022 às 13h00

Link copiado!

westend61/Envato
westend61/Envato

Sabia que acariciar um animal de estimação pode trazer benefícios ao cérebro? Pois é justamente essa a ideia apresentada em um novo artigo publicado na revista científica PLOS One. Essa ação impacta diretamente nosso córtex frontal, a parte do cérebro que supervisiona como pensamos e sentimos.

Para o estudo, os pesquisadores usaram espectroscopia funcional no infravermelho próximo (fNIRS), que é um scanner cerebral portátil capaz de medir a atividade cerebral através da saturação de oxigênio do sangue no cérebro.

O grupo equipou 19 indivíduos com o scanner e pediu que observassem e interagissem com cães. Através da técnica, foi possível descobrir que acariciar um cachorro desencadeou a atividade na parte do cérebro que controla o pensamento e as reações emocionais. Esse tipo de reação cerebral não se mostrou a mesma coisa quando os participantes foram levados a acariciar bichos de pelúcia.

Continua após a publicidade

“Descobrimos que a atividade cerebral aumentava quando o contato com o cachorro ou um animal de pelúcia se tornava mais próximo. Isso confirma estudos anteriores que ligam o contato mais próximo com animais ou estímulos de controle com o aumento da ativação cerebral", afirmam os pesquisadores.

"Achamos que o envolvimento emocional pode ser um mecanismo subjacente central da ativação cerebral nas interações humano-animal”, completam os autores do estudo. Ainda é preciso entender melhor, através de futuras pesquisas, como funciona esse impacto do animal de estimação ao cérebro. No entanto, estudos anteriores já destacaram que idosos que levam cães para passear têm menos problemas físicos e cognitivos.

Fonte: PLOS One via CNN Health