SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

A posição do corpo afeta a rapidez do efeito de um remédio; entenda

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Agosto de 2022 às 11h40

Link copiado!

Gargantiopa/Envato Elements
Gargantiopa/Envato Elements

A posição do corpo faz diferença na forma com que o organismo absorve um remédio, impactando assim a rapidez de seu efeito. A afirmação vem de um estudo publicado na revista Physics of Fluids. Para chegar a isso, os cientistas analisaram o que acontece com o estômago e seu conteúdo líquido quando a pessoa se posiciona de maneiras diferentes.

Na prática, a equipe testou quatro posturas: em pé, deitado de costas, deitado do lado esquerdo e deitado do lado direito. A descoberta é que tomar remédio enquanto se está deitado do lado direito é de longe a melhor opção, uma vez que dissolve a pílula em apenas 10 minutos.

Já quando se está em pé, o organismo dissolvendo a pílula em 23 minutos, algo semelhante ao que acontece com quem está deitado de costas. No entanto, tomar remédio quando se está deitado do lado esquerdo pode parecer uma má ideia, já que que no experimento, levou até 100 minutos para dissolver completamente a pílula.

Continua após a publicidade

Conforme indica o artigo, a razão por trás dessa diferença reside na estrutura anatômica do estômago e na maneira como o conteúdo se move dentro dele. Parte disso também é "culpa" da gravidade. Acontece que quanto mais perto uma pílula chega da última parte do estômago, mais rápido ela começa a se dissolver.

Essa parte do estômago fica no lado direito, na maioria das pessoas. Portanto, se uma pessoa estiver deitada do lado esquerdo, a pílula pode ter um trabalho um pouco mais demorado para chegar nessa área e aos intestinos. Por outro lado, quando a pessoa está deitada do lado direito, a pílula pousará no estômago bem próximo a esse "fundo", o que facilita a absorção.

A ideia do estudo é ajudar pacientes nos leitos de hospitais, e proporcionar uma orientação adequada que resulte em uma absorção mais rápida do remédio, graças à posição do corpo.

Continua após a publicidade

Fonte: Physics of Fluids via IFL Science