Publicidade

10% da população de 5 a 17 anos faz xixi na cama, segundo estudo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 31 de Maio de 2022 às 06h00

Link copiado!

choreograph/envato
choreograph/envato

Nesta terça (31), celebra-se o Dia Mundial da Enurese Noturna — também chamada de incontinência urinária noturna — que se resume a xixi na cama. Segundo um estudo conduzido por urologistas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), 10% da população de 5 a 17 anos é afetada.

Segundo os médicos envolvidos, a enurese noturna não é culpa da criança, mas sim uma condição que faz parte do amadurecimento e desenvolvimento infantil requer tratamento, uma vez que o controle da bexiga surge progressivamente.

Com isso, a estatística vai diminuindo, conforme aponta o artigo: aos 5 anos, entre 15% e 20% das crianças fazem xixi na cama; aos 7 anos, 10%; aos 10 anos, 5%; e, aos 15 anos de idade, por volta de 1% a 3%. No entanto, se não houver o devido tratamento, a enurese noturna pode trazer consequências a longo prazo.

Continua após a publicidade

Em entrevista à Agência Brasil, os pesquisadores mencionaram que a condição pode afetar a autoestima baixa, e em alguns casos a criança até chega a ser punida pelos pais, ficando de castigo ou até apanhando. Assim, faz-se necessário o alerta de que o xixi na cama não é sinônimo de preguiça ou pirraça, mas sim um problema urológico.

O caminho correto, sob a perspectiva dos pesquisadores, é que a criança tenha um acompanhamento médico, que se fez recomendável ao público acima de cinco anos que ainda apresentam episódios de xixi na cama, mesmo que uma vez por semana, e obrigatório após os sete anos de idade.

A condição pode ser desencadeada por fatores genéticos, ou seja: se os pais faziam xixi na cama quando criança, a chance de o filho também ser é de quase 80%. Outros fatores que influenciam são o metabolismo e a alimentação.

Continua após a publicidade

Mudanças de hábito, uso de medicamento oral e alarme de enurese (neuroestimulação) podem ser algumas respostas para o problema. Urinar mais durante o dia, evitar alimentos que retêm líquido — como o sal — e levar a criança para fazer xixi logo antes de ir se deitar também pode ajudar.

O tratamento para enurese noturna vai desde medicação até o alarme de neuroestimulação elétrica transcutânea, que dispara ao primeiro sinal de urina para acordar a criança para ir ao banheiro. Orientação miccional diurna também é uma medida que costuma ser utilizada pelos médicos da área.

Fonte: Braz J Urol, Agência Brasil