10 alimentos para nutrir o cérebro e reduzir risco de demência
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Você sabia que a alimentação tem o poder de ajudar ou atrapalhar o cérebro? Alguns alimentos reduzem o risco de demência e possuem nutrientes particularmente benéficos para o órgão mais complexo do corpo humano.
- Suplemento prebiótico aumenta a função cerebral e melhora a microbiota
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
Ao longo dos anos, tornou-se uma unanimidade na comunidade científica que uma nutrição adequada é essencial para manter o cérebro saudável. Ainda assim, existem alimentos específicos que se destacam:
- Salmão
- Abacate
- Brócolis
- Mirtilo
- Espinafre
- Atum
- Ovo
- Cúrcuma
- Iogurte
- Gengibre
Salmão
Levando em consideração que o Ômega 3 ajuda a preservar a saúde do cérebro, um dos principais alimentos da lista é o salmão, associado à melhora da memória, regulação do humor e redução do risco de declínio cognitivo.
Abacate
Graças às gorduras monoinsaturadas saudáveis, o abacate ajuda a reduzir doenças vasculares e fornece uma quantidade notável de energia para o cérebro.
Brócolis
No caso do brócolis, compostos como o sulforafano são responsáveis pela redução da inflamação e à melhora da saúde cerebral”. É um alimento eficaz em proteger o sistema nervoso.
Mirtilo
Já o mirtilo é indicado por conta dos flavonoides, que são neuroprotetores e demonstraram aumentar a neuroplasticidade e o fluxo sanguíneo cerebral.
Segundo artigo da revista Nutritional Neuroscience, o mirtilo também possui antioxidantes, incluindo antocianinas, que contribuem para a proteção do cérebro do estresse oxidativo.
Espinafre
Folhas verdes, como espinafre, são cheias de vitaminas, minerais e antioxidantes. Por conta disso, é um alimento que promove a função cerebral saudável, além de reduzir a inflamação e melhorar o desempenho cognitivo. Os especialistas destacam o magnésio como um mineral importante nas folhas verdes.
Atum
O atum conta com um aminoácido chamado tirosina, um componente importante para a produção de neurotransmissores no cérebro, principalmente a dopamina e norepinefrina. Outra característica do atum é facilitar a entrada de água nas células cerebrais, por causa da creatina.
Ovo
E por falar de neurotransmissores, o ovo contém colina, um nutriente essencial e importante para produzir acetilcolina, que atua no sistema nervoso parassimpático e na memória.
Cúrcuma
A contribuição que a cúrcuma dá para a saúde do cérebro vem da curcumina, com suas capacidades anti-inflamatórias.
A especiaria também é conhecida por se ligar a proteínas associadas ao Alzheimer, como amiloide e tau, conforme sugere um estudo publicado na revista Molecules.
Iogurte
De acordo com um estudo da Communications Biology, alimentos fermentados podem aumentar o cérebro humano e contribuem para a comunicação entre cérebro e intestino, como é o caso do iogurte.
Gengibre
A lista de alimentos para nutrir o cérebro encerra com o gengibre, definido como um potente agente anti-inflamatório. Suas propriedades ajudam a proteger os neurônios contra o estresse oxidativo, então é um aliado na luta contra doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
Fonte: Huffpost