Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Sistema operacional do Meta Quest é aberto para outras empresas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Abril de 2024 às 18h09

Link copiado!

Reprodução/Meta
Reprodução/Meta

A Meta anunciou nesta segunda-feira (22) que abriu para outras empresas o sistema operacional da linha de headsets Quest, que passará a ser chamado de Meta Horizon OS. Segundo o comunicado no blog da companhia de Mark Zuckerberg, o novo SO pode se conectar ao aplicativo de Android e iOS, além de ter como primeiros parceiros a Microsoft, Asus e LeNovo.

Novos produtos com o Meta Horizon OS

Na publicação, a Meta destacou que o melhor para o público é ter opções. Sendo assim, a companhia acredita que está na hora de dar espaço para novidades.

Continua após a publicidade

"O crescimento do mercado de realidade mista e a crescente popularidade de casos de uso como jogos, entretenimento, fitness, produtividade e presença social criaram novas oportunidades para hardware especializado", ressalta o post no blog. "Tal como vimos nas indústrias de PC e smartphones, os consumidores são mais bem servidos por um amplo ecossistema de hardware que produz tanto dispositivos informáticos de uso geral como produtos mais especializados, todos executados numa plataforma comum", conclui.

Dessa forma, a Meta anunciou a parceria com três marcas de tecnologia:

  • A Asus vai desenvolver um novo headset focado no desempenho para jogos;
  • A LeNovo trabalha em dispositivos de realidade mista para produtividade, aprendizagem e entretenimento;
  • A Xbox/Microsoft está trabalhando junto da Meta para lançar uma versão limitada do Meta Quest inspirado no Xbox.

Menos barreiras

Com a chegada do Meta Horizon OS, a dona do Facebook acredita que os desenvolvedores de aplicativos terão novas formas para alcançar suas audiências. Essa quebra de barreiras já começou, por exemplo, entre a Meta Horizon Store e a App Lab — plataforma que permite que qualquer desenvolvedor envie software na plataforma, contato que atenda aos requisitos técnicos e de conteúdo básicos.

Com o passar do tempo, a companhia espera que mais produtos marquem presença no ecossistema e novidades cheguem com maior frequência.

Se quiser saber mais, confira o que é realidade mista e suas diferenças para a realidade virtual.