Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nova patente da Microsoft pode mesclar mundo virtual e real em headset VR

Por| 13 de Novembro de 2018 às 14h22

Link copiado!

Nova patente da Microsoft pode mesclar mundo virtual e real em headset VR
Nova patente da Microsoft pode mesclar mundo virtual e real em headset VR
Tudo sobre Microsoft

O HoloLens de 2015 marcou um grande avanço na indústria com seu mecanismo de realidade mista, oferecendo uma lente translúcida que permitia aos usuários enxergarem holografias sobrepostas no mundo real. E agora, um novo recurso adicionado à plataforma Windows Mixed Reality, chamado “Flashlight”, pode dar mais um passo adiante com a tecnologia.

Todos os headsets Windows Mixed Reality (WMR), sejam estes da Acer, Lenovo, HP ou Samsung, possuem tecnologia de realidade virtual (VR) tradicionais, com lentes opacas. Porém, o Flashlight da Microsoft usa os sensores frontais do equipamento para que o usuário consiga enxergar o mundo real, enquanto ainda está usando o headset VR.

Isso significa que o Flashlight tem capacidade para mesclar realidades virtuais e o mundo real em um headset WMR. Contudo, vale apontar que o recurso não transformará um headset WMR em uma alternativa para o HoloLens. Ao invés disso, os headsets WMR precisariam de uma lente translúcida como a do HoloLens, ou uma lente que poderia se transformar, passando de uma projeção translúcida para uma opaca e vice-versa – e é exatamente nisso que a Microsoft parece estar trabalhando.

Continua após a publicidade

Isso porque uma nova patente, publicada originalmente em julho, foi encontrada e sugere que a Microsoft esteja trabalhando em um sistema que pode permitir que os usuários ajustem o grau de opacidade da lente, transitando entre a realidade virtual e a realidade mista em tempo real. A descrição da patente, por sinal, é a seguinte:

“Um sistema de fone de realidade virtual com uma região configurada para alterar sua opacidade é exposto. O sistema do headset de realidade virtual é configurado para fornecer uma experiência imersiva, mas também para permitir que um usuário veja um pouco do mundo externo, ao menos parte do tempo. O headset tem um invólucro que cerca parcialmente um visor. O equipamento tem uma abertura configurada para receber o rosto do usuário. O equipamento tem uma região entre o display e o rosto do usuário configurada para alterar o grau de opacidade. A região pode ser uma janela localizada num lado não frontal ou na lateral do equipamento”.

Esta não seria a primeira vez que a Microsoft revela interesse em sistemas que alteram a opacidade de uma lente de headset VR. Segundo o On MSFT, existe outra patente conhecida como “sistema e método para controlar a imersão de displays colocados na cabeça”, publicada em fevereiro de 2018. Dois anos antes, também houve registro de uma patente descrita como “uma tela sobre a cabeça com um módulo de escurecimento eletrônico para percepção de realidade aumentada e virtual”.

Continua após a publicidade

Ao que tudo indica, a Microsoft está trabalhando há algum tempo para mesclar os headsets VR tradicionais com headsets de realidade mista. Será que a gigante de Redmond finalmente conseguira lançar um equipamento do gênero ao melhor estilo “2 em 1”? Caso consiga, enfim, o público terá uma experiência imersiva de realidade virtual que pode se transformar em uma de realidade mista fácil e rápido, o que fornece uma perspectiva interessante da tecnologia. Além disso, vale lembrar que em 2019 uma nova geração do HoloLens deve dar as caras – apesar de ainda não ter sido divulgado se ele será mais acessível aos usuários.

Fonte: On MSFT