Os 10 melhores apps de Realidade Aumentada para Android e iOS

Os 10 melhores apps de Realidade Aumentada para Android e iOS

Por Matheus Bigogno Costa | 28 de Julho de 2020 às 19h35

Atualmente, a realidade aumentada (RA ou AR) está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Além de imersiva, a tecnologia permite que os usuários tenham acesso a novas experiências.

Os primeiros experimentos da tecnologia surgiram no entretenimento, especialmente na indústria de jogos. Mas, no decorrer dos anos, a tecnologia ganhou novas aplicabilidades e já está sendo amplamente utilizada em outras áreas, como educação, design de interiores, construção civil e muitas outras.

O que é e como funciona a Realidade Aumentada

Realidade aumentada é a integração de elementos ou informações virtuais com elementos do mundo real através de uma câmera. Um dos usos mais conhecidos da realidade aumentada são os filtros para fotos em redes sociais e games como o Pokémon GO e o Minecraft Earth.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para inserir elementos virtuais no mundo real, a tecnologia exige um marcador, que pode ser uma imagem, um espaço plano ou elementos mais complexos. Assim, é possível utilizar esta marcação para que o elemento virtual seja devidamente inserido na imagem capturada pela câmera.

Diferentemente da realidade virtual (VR), que requer o uso de óculos específicos e faz com que os usuários sintam-se parte do ambiente, a realidade aumentada pode ser acessada diretamente no seu celular por uma série de apps.

A seguir, confira uma lista de dez apps de realidade aumentada para você acessar no seu celular Android ou iOS!

1. Google: veja em 3D

Ao pesquisar por algum animal no Google, é possível utilizar a opção “Veja em 3D” para que você visualize este animal em realidade aumentada usando a câmera do seu celular.

Pesquise por um animal no Google e clique em "Veja em 3D" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

O recurso conta com diversos animais em seu catálogo e, recentemente, a ferramenta passou a permitir que os usuários visualizem modelos tridimensionais de dinossauros.

Aponte a sua câmera para visualizar o animal (Captura de tela: André Magalhães)

2. BBC Civilizations AR

Atualmente, muitos apps estão incorporando esta tecnologia no processo de ensino e aprendizagem. O BBC Civilizations AR (Android | iOS) permite que os usuários visualizem, rotacionem e redimensionem inúmeros artefatos históricos usando a tecnologia AR.

Visualize em realidade aumentada mais de 30 artefatos históricos (Captura de tela: Felipe Freitas)

Além de contar com mais de 30 itens no catálogo, é possível aprender um pouco mais sobre a história de cada um deles.

3. Google Maps: Live View

O app do Google Maps conta com um recurso chamado "Live View" que permite que os usuários visualizem as rotas escolhidas em realidade aumentada. Para acessar o recurso, é preciso que o seu dispositivo seja compatível com o Google Play Services para RA (Android) ou com o ARKit (iOS).

Sendo assim, selecione um trajeto no Google Maps e clique em “Live View” no canto inferior.

Defina uma rota no Google Maps e clique em "Live View" (Captura de tela: Bruno Salutes)

Com a câmera ativada, você pode visualizar o destino final e os indicadores visuais que mostrarão para onde você deve ir.

Aponte a câmera do celular para visualizar os indicadores do seu trajeto (Captura de tela: Bruno Salutes)

Caso você aponte a câmera na direção oposta do trajeto, um indicador visual irá mostrar a direção correta a ser seguida.

4. SketchAR

O SketchAR (Android | iOS) é um app voltado para aqueles que querem aprender a desenhar. Além de possuir inúmeros tutoriais para iniciantes, a plataforma também conta com técnicas avançadas de desenho.

Com a câmera apontada para uma folha de papel, você pode desenhar nela o ícone que é exibido na tela. Assim você pode treinar sua técnica e ir aprimorando suas habilidades de desenho.

Aponte a câmera para uma folha e desenhe os itens indicados na tela (Captura de tela: Matheus Bigogno)

5. Medida (iOS)

Disponível apenas para dispositivos iOS, o app Medida usa a tecnologia para transformar o seu dispositivo em uma "fita métrica". Com ele, é possível medir o tamanho dos objetos ao seu redor utilizando a câmera.

Basta apenas abrir o app e clicar no ícone “+” para adicionar os pontos.

Aponte a sua câmera para um lugar e clique no ícone "+" para marcar um ponto (Captura de tela: Bruno Salutes)

O próprio app fará o cálculo da distância entre os pontos que você posicionou.

O próprio app fará o cálculo da distância entre os pontos que você posicionou (Captura de tela: Bruno Salutes)

6. Pokémon GO

Lançado em julho de 2016, Pokémon GO (Android | iOS) leva a experiência de ser um mestre Pokémon bastante a sério. O game incentiva os jogadores a saírem às ruas para caçar novos monstrinhos, treiná-los e obter novos itens para evoluí-los.

Você pode utilizar a experiência de realidade aumentada para caçar e capturar os Pokémon que aparecem na sua região.

Cace e capture Pokemon usando a Realidade Aumentada (Captura de tela: Felipe Freitas)

7. Minecraft Earth

Minecraft Earth (Android | iOS) possui inúmeras similaridades com Pokémon GO. Além de permitir a exploração do mundo para coletar itens, o game ainda possui uma experiência imersiva com a tecnologia AR.

Utilize a experiência de realidade aumentada para poder realizar as “Aventuras”, coletar recursos, matar inimigos, ou editar modelos tridimensionais.

Edite os cenários do Minecraft Earth com a realidade aumentada (Captura de tela: Matheus Bigogno)

8. Mondly

Se você gostaria de aprender um novo idioma, mas não quer comprar um curso online ou acessar videoaulas no YouTube, pode utilizar o Mondly (Android | iOS). Com 33 idiomas diferentes, o app oferece exercícios diários para que você possa aprender um novo idioma em um curto período de tempo.

Utilize a opção de realidade aumentada para aprender um novo idioma com o Mondly (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Além disso, o app conta com a área "Realidade Aumentada", que permite posicionar uma professora em um local plano e, em seguida, treinar vocabulário e pronúncia do idioma selecionado. Esta seção requer a versão paga do app, mas, você pode testá-la gratuitamente por sete dias.

9. Ink Hunter

Com o Ink Hunter (Android | iOS), é possível visualizar como uma tatuagem vai ficar no seu corpo. Basta apenas selecionar qual tatuagem você gostaria de visualizar, fazer um desenho no seu corpo e apontar a câmera para ele. A tatuagem será exibida exatamente no local que você escolheu.

Com o Ink Hunter, você pode visualizar como uma tatuagem vai ficar no seu corpo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

10. Google Tradutor

Você sabia que o app do Google Tradutor (Android | iOS) possui uma função de tradução que utiliza realidade aumentada? Para acessá-la, é preciso que você aponte a câmera do seu celular para um texto, então, o app irá reconhecer o idioma e exibir na tela do seu celular a tradução.

Abra o app, clique no ícone de "Câmera" e, em seguida, aponte a câmera para o texto que você quer traduzir. O texto será traduzido e exibido diretamente na sua tela.

A câmera do seu celular irá identificar o texto e traduzi-lo (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Agora você pode utilizar estes apps de realidade aumentada no seu celular para aprender, se divertir e até mesmo utilizá-los nas tarefas do cotidiano.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.